Marca de carro faz vídeo surpreendente sobre liberdade e amizade
Eu prefiro que o título desta matéria não tenha spoiler e você mesmo assista ao vídeo antes de falarmos sobre ele.
https://www.youtube.com/watch?v=39VH6nbzrZ0
Já assistiu? Então, vamos falar sobre a importância do posicionamento de algumas marcas em relação a cidadania, direitos iguais, liberdade, respeito e até sobre amizade. Eu não sei você, mas confesso que levei um susto (no melhor sentido da sensação da palavra) quando o personagem do filme saiu do armário, assumindo que era gay.
- A merda que pode dar na democracia se Bolsonaro for reeleito
- Atores LGBT+ estão sendo mais aceitos em papéis de galãs e protagonistas?
- Marco Pigossi fala sobre o medo que sentia de se assumir gay
- Vídeo: Professora diz para alunos que ser homossexual é ‘impuro’
Naquele momento, no 1 minuto e 30 segundos do vídeo, o tema foi trazido de maneira leve e inesperada, sem que expressões como gay, homofobia e diversidade pudessem incomodar ou afugentar quem ainda acha que estes temas são “mimimi” ou ofensivos.
A mensagem do vídeo é simples e clara:
1- Tudo melhora quando aceitamos e assumimos quem nós somos (para si e para os outros);
2- Orientação sexual não deveria ser tabu;
3- Um mundo sem preconceito, no qual as pessoas se respeitam e se aceitam, é um grande passo para a liberdade.
Marcas e empresas brasileiras relacionadas com a moda e estética já têm se posicionado em relação a diversidade, mas ver uma marca automobilística tocar neste assunto é ainda mais revigorante, justamente pela maioria dos comerciais deste seguimento serem relacionados a homens poderosos que conquistam mulheres sensuais, ou seja, um comportamento heteronormativo já visto diversas vezes e que acaba estigmatizando um clichê da publicidade.
Não podemos esquecer que as marcas (e as agências de publicidade estão inclusas nisso) possuem uma responsabilidade social imensa, afinal, elas também ajudam a disseminar tendências, comportamentos e, assim, acabam agindo como formadoras de opinião.