Marca de roupas de luxo é flagrada utilizando trabalho escravo e infantil em SP

Por: Redação | Comunicar erro

Com informações da BBC Brasil

foto: Ministério do Trabalho (divulgação)

Após a investigação de fiscais do Ministério do Trabalho, a marca de roupas de luxo femininas Brooksfield Donna foi autuada por trabalho análogo à escravidão e trabalho infantil, em flagrante. O caso ocorreu após inspeção em uma das oficinas subcontratadas pela empresa, em São Paulo, no início de maio deste ano.

Na pequena oficina localizada no bairro do Aricanduva, foram encontrados cinco trabalhadores bolivianos – sendo que um deles era uma menina de 14 anos – produzindo exclusivamente para a marca.

foto: Ministério do Trabalho (divulgação)

Eles não tinham carteira assinada, nem férias, e trabalhavam e dormiam com suas famílias em ambiente de cheiro forte, de acordo com reportagem da BBC Brasil. Os locais em que ficavam os vasos sanitários não tinham porta e as camas eram separadas das máquinas de costura apenas por placas de madeira e plástico.

Os salários dos trabalhadores bolivianos eram diretamente ligados à quantidade de peças produzidas: R$ 6, aproximadamente, por roupa costurada.

A BBC Brasil procurou a Via Veneto, proprietária da Brooksfield Donna, e negou vínculo com a oficina. “A Via Veneto não mantém e nunca manteve relações com trabalhadores eventualmente enquadrados em situação análoga a de escravos pela fiscalização do trabalho”, afirmou.

Veja mais informações no site da BBC Brasil.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …