Marca de roupas de luxo é flagrada utilizando trabalho escravo e infantil em SP

Por: Redação | Comunicar erro

Com informações da BBC Brasil

foto: Ministério do Trabalho (divulgação)

Após a investigação de fiscais do Ministério do Trabalho, a marca de roupas de luxo femininas Brooksfield Donna foi autuada por trabalho análogo à escravidão e trabalho infantil, em flagrante. O caso ocorreu após inspeção em uma das oficinas subcontratadas pela empresa, em São Paulo, no início de maio deste ano.

Na pequena oficina localizada no bairro do Aricanduva, foram encontrados cinco trabalhadores bolivianos – sendo que um deles era uma menina de 14 anos – produzindo exclusivamente para a marca.

foto: Ministério do Trabalho (divulgação)

Eles não tinham carteira assinada, nem férias, e trabalhavam e dormiam com suas famílias em ambiente de cheiro forte, de acordo com reportagem da BBC Brasil. Os locais em que ficavam os vasos sanitários não tinham porta e as camas eram separadas das máquinas de costura apenas por placas de madeira e plástico.

Os salários dos trabalhadores bolivianos eram diretamente ligados à quantidade de peças produzidas: R$ 6, aproximadamente, por roupa costurada.

A BBC Brasil procurou a Via Veneto, proprietária da Brooksfield Donna, e negou vínculo com a oficina. “A Via Veneto não mantém e nunca manteve relações com trabalhadores eventualmente enquadrados em situação análoga a de escravos pela fiscalização do trabalho”, afirmou.

Veja mais informações no site da BBC Brasil.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …