Marcelo Adnet revela que foi abusado sexualmente duas vezes na infância
"Hoje falo de maneira natural porque entendi, após anos de análise, que o constrangimento não é meu, e sim de quem me abusou. O que fica é o trauma"
Em entrevista à revista Veja, publicada nesta sexta-feira, 10, o ator e humorista Marcelo Adnet revelou que já foi abusado sexualmente na infância, por duas vezes. Em uma longa entrevista sobre política, coronavírus, vida pessoal e carreira, Adnet soltou a informação pela primeira vez, ele nunca havia revelado isso publicamente.
“Fui abusado sexualmente duas vezes, aos 7 e aos 11 anos. Na primeira, nem sabia o que era sexo. O caseiro do lugar onde eu passava as férias começou a se aproximar de mim e pedir favores. Ele me chantageava dizendo que, se contasse algo a qualquer pessoa, meu cachorro morreria. Eu era muito ingênuo.”, conta o ator.
“Um dia, quando só estávamos eu e ele em casa, foi para cima de mim. Senti uma dor imensa, mas durou pouco porque meus parentes, que tinham ido ao mercado, voltaram para buscar a carteira. Mais tarde, o pesadelo se repetiu com um amigo mais velho da família. Ele não chegou a consumar o ato, como o caseiro, mas me beijou e passou a mão no meu corpo. Foram dois episódios difíceis.”, revelou.
Quando questionado por que nunca havia tocado no assunto publicamente, Adnet disse que também demorou a contar para a própria família. “Depois da morte desse conhecido, há cerca de dez. Hoje falo de maneira natural porque entendi, após anos de análise, que o constrangimento não é meu, e sim de quem me abusou. O que fica disso é o susto, o trauma, a desconfiança”, disse o ator.
Confira a entrevista na íntegra no site da Veja.
Como denunciar casos de abuso infantil e como orientar a criança?
Assim como Adnet, diariamente, crianças e adolescentes são expostos à violência sexual. Até abril de 2019, o Disque 100 recebeu mais de 4 mil denúncias de abuso infantil em todo o Brasil, mas sabemos que esses dados não estão nem perto da realidade, uma vez que ainda é difícil ter estatísticas que realmente abranjam o problema de forma real.
Isso se dá por inúmeros fatores como, por exemplo, pelo preconceito e pelo silêncio das vítimas (que às vezes não entendem o que está acontecendo com elas) e pela “vergonha” e falta de informação sobre o assunto de familiares.
Por isso, é importante se munir de informação, e saber como identificar e como denunciar os casos de abuso infantil, além de saber orientar direitinho as crianças da sua família. Confira aqui.