Marcelos Rubens Paiva defende ensinar aos jovens quem foi Ustra

Escritor fez apontamentos sobre o coronel na semana em que ele será julgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

17/10/2018 11:52

Marcelo Rubens Paiva (foto: reprodução/Instagram) defende que devemos ensinar ao jovem eleitor de Bolsonaro quem foi Ustra (foto: Agência Brasil)
Marcelo Rubens Paiva (foto: reprodução/Instagram) defende que devemos ensinar ao jovem eleitor de Bolsonaro quem foi Ustra (foto: Agência Brasil) - reprodução

Na noite desta terça-feira, 16, o jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva defendeu em sua conta no Twitter que seja ensinado aos jovens eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) quem foi o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015).

Coincidência ou não, nesta quarta-feira, 17, está marcada para acontecer a audiência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que irá julgar a apelação da defesa do coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra pela tortura e assassinato do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino, em julho de 1971.

Veja abaixo o que Marcelo Rubens Paiva escreveu:

“É preciso mostrar o que o jovem eleitor de Bolsonaro não viu, não viveu, quem foi Brilhante Ustra, o que foi o DOI-CODI, que torturou meu pai até a morte (cujo crime foi ajudar a filha de um amigo a fugir do Brasil), prendeu humilhou seviciou minha mãe e irmã de 15 anos”.

Marcelo Rubens Paiva defende ensinar ao jovem eleitor de Bolsonaro quem foi Ustar
Marcelo Rubens Paiva defende ensinar ao jovem eleitor de Bolsonaro quem foi Ustar - reprodução/Twitter

Em outro tweet, Marcelo Rubens Paiva elogia a campanha de Fernando Haddad (PT).

“Campanha do Haddad lavou a alma das vítimas na ditadura. Amelinha Teles e filhos contando dos horrores que passaram com o torturador Brilhante Ustra. A atriz Bete Mendes e muitos tb foram torturados por ele. Pelo homenageado por Bolsonaro, que comandou centro de tortura de SP”.

Marcelo Rubens Paiva elogia campanha de Fernando Haddad
Marcelo Rubens Paiva elogia campanha de Fernando Haddad - reprodução/Twitter

AFINAL, QUEM FOI O CORONEL USTRA?

O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra foi chefe do DOI-Codi do II Exército, em São Paulo, órgão de repressão política durante a ditadura militar (1964-1985). Nascido em Santa Maria (RS), formou-se na Academia Militar de Agulhas Negras.

Saiba mais sobre ele:

https://universidadedocotidiano.catracalivre.com.br/quem-foi/quem-foi-o-coronel-ustra/