Mário Sérgio Cortella e Gilberto Dimenstein lançam livro sobre os impactos da tecnologia da informação na cidadania
Como parte do sétimo aniversário do Catraca Livre será lançado, no próximo 10 de agosto, na Livraria Cultura, da avenida Paulista, o livro “A_era_da_curadoria“, de Mário Sérgio Cortella e Gilberto Dimenstein. O livro mostra o impacto das novas tecnologias de comunicação na cidadania e discute os mecanismos para saber lidar com avalanche de dados.
Às 19h, haverá um debate que, além de Cortella e Dimenstein, terá a jornalista Claudia Gurfinkel, do Facebook, e o criador do Data Popular, Renato Meirelles. Para ir ao debate é preciso retirar senhas com 1 hora de antecedência.
O livro ajuda a entender, entre outras coisas, o processo de criação do Catraca Livre, atualmente com 55 milhões de visitantes ao mês. O site foi considerado, em Londres, por um júri formado por pessoas do Financial Times, Universidade Oxford e BBC, um dos 100 mais inovadores projetos tecnológicos para mudança social.
Foi transformado em estudo de caso na Escola de Negócios de Harvard, apresentado como exemplo do uso da tecnologia digital para a promoção da cidadania.
- Como a banana reduz o colesterol e melhora a saúde do coração
- O que a cor do seu muco diz sobre sua saúde imunológica
- Demência precoce: atenção aos fatores de risco que vão além da genética
- Bebeu muito na virada? Saiba o que fazer para amenizar a ressaca agora mesmo
Em 2014, ganhou os prêmios Comunique-se ( Cultura), Melhor Contribuição à Imprensa ( Revista Imprensa), Comunicador do Ano ( E-Show).
Principal avaliadora do valor das marcas do mundo, a Interbrand fez estudo mostrando que o Catraca Livre é uma das 100 marcas mais queridas da cidade de São Paulo – a única marca exclusivamente digital.
Em 2015, pesquisa do Ibope/Conecta entre internautas mostrou que o Catraca Livre está no topo da lista dos sites e portais jornalísticos que mais ajudam a cidadania no Brasil.