Masterchef é acusado de xenofobia por comentários sobre a Bahia

Alguns comentários que reforçam estereótipos relacionados aos baianos foram feitos no programa

Por: Jonas Carvalho
Erick Jacquin fala sobre o acarajé

O episódio do programa Masterchef da última terça-feira, 6, foi marcado não apenas pela participação da cantora Daniela Mercury, como também por algumas frases preconceituosas, de conotação xenofóbica, que foram ditas durante as provas.

O objetivo era fazer uma homenagem à comida da Bahia, com direito ao acarajé. Mas o que se viu também foram “brincadeiras” que não agradaram em nada o povo baiano.

A começar pelo Twitter oficial do programa. Em uma mensagem, que foi apagada depois mas pôde ser recuperada, está escrito: “A contagem regressiva da prova da Bahia vai ter quantos minutos?”

Tuíte do Masterchef durante programa sobre a Bahia

Depois, foi a vez de Erick Jacquin dar a sua amostra de preconceito disfarçado de piada, ao explicar o preparo de um acarajé:

“E precisa cozinhar devagar, porque é uma comida da Bahia, né?”.

O momento pode ser conferido abaixo, a partir de 5:50:

A apresentadora Ana Paula Padrão também soltou uma frase xenofóbica, segundo relatos, afirmando que a prova era da Bahia, mas que não precisava ser devagar.

O momento estaria registrado no mesmo vídeo aproximadamente a partir de 8:20, mas o trecho parece ter sido editado da versão disponibilizada on-line.

No Twitter, muita gente reagiu mostrando que não há mais espaço para estereótipos e xenofobia:

Teve quem também respondesse à própria Ana Paula Padrão na mesma rede social:

https://twitter.com/konic0/status/872281922000625664

  • Leia mais: