Mauricio de Sousa em palestra na Biblioteca São Paulo, dia 19

Maurício de Souza
Créditos: Picasa 3.0
Maurício de Souza

A edição do dia 19 de junho do “Sábados da Memória das Artes Gráficas” será dedicada ao artista gráfico Mauricio de Sousa na Biblioteca São Paulo. A entrada é Catraca  Livre.

Além do depoimento, que renderá um caderno biográfico a ser vendido a preço de custo na BSP, Maurício de Sousa também deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto que, posteriormente será aplicada em um totem da fama dentro da Biblioteca.

Mauricio de Souza

Nascido em 1935, na cidade de Santa Isabel (interior de São Paulo), Maurício começou sua carreira fazendo ilustrações para jornais de Mogi das Cruzes, para onde se mudou com a família ainda pequeno.

Logo depois veio para São Paulo e trabalhou durante cinco anos como repórter policial do jornal Folha da Manhã quando, em 1959, passou a desenhar tiras com os personagens Bidu e Franjinha. Em seguida vieram Astronauta, Cebolinha, Chico Bento, Horácio, Penadinho, Raposão até que, em 1970, Mauricio criou a revista da Mônica, que deu origem às demais revistas inclusive a que reunia toda a Turma da Mônica.

Mauricio de Souza também investiu na produção de desenhos para TV, criando um estúdio de animação, além da criação do Parque da Mônica, e é um dos maiores profissionais do setor gráfico brasileiro.