Últimas notícias:

Loading...

Você saberia para onde ir se fosse expulso do Brasil como no filme ‘Medida Provisória’?

Nem todos conhecem a raiz e a história da própria família, mas alguns laboratórios já têm testes que reconhecem sua ancestralidade; entenda como funcionam

Por: Redação

Na ficção distópica “Medida Provisória”, os negros brasileiros são “convidados” a rumarem para a África. Depois de séculos, muitos já não sabem qual é a sua origem, mesmo porque nunca foi do interesse da sociedade escravocrata que os negros tivessem memória e laços culturais.

Mas, e se o mote do filme fosse real? Vamos imaginar um Brasil governado por um racista, autoritário e maluco que, em “uma canetada”, mandasse todos os negros para fora do país.

Filme "Medida Provisória"
Crédito: DivulgaçãoVocê saberia para onde ir se fosse expulso do Brasil como no filme ‘Medida Provisória’?

Em “Medida Provisória”, nem todo mundo, é claro, concorda em deixar tudo para trás. Como os que topassem a empreitada, no entanto, poderiam saber para onde ir por herança genética?

A resposta para a pergunta está no chamado teste ancestralidade, um exame genético que ajuda a descobrir a origem de seus ancestrais.

Teste ancestralidade

Pode parecer coisa de ficção científica, porém esse tipo de análise existe há muitos anos. Na década de 1980, um teste semelhante custava mais de 10 mil dólares. Hoje, no Brasil, você desembolsa R$ 199 em um básico, que revela ancestralidade global, parentes e linhagens.

Além do preço, a coleta também ficou mais simples e eficiente. Para conhecer o seu mapa genealógico, é necessário uma pequena quantidade de material genético, geralmente saliva.

Depois de comprar um pacote pela internet em uma empresa especializada, você recebe em casa um kit, coleta o material e reenvia ao laboratório.

filme-de-lazaro-ramos-medida-provisoria
Crédito: DivulgaçãoNem todos conhecem a raiz e a história da própria família

Pela facilidade, muita gente ficou curiosa e disposta a tentar conhecer as próprias raízes.

O exame final indica a porcentagem de sua origem. Por isso, quanto mais miscigenado, mais difícil fica a identificação de um local exato.

Onde fazer?

Criada em 2010, a Genera é o primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada.

MeuDNA é um dos laboratórios pioneiros no uso de sequenciamento de DNA no Brasil e com o maior banco de dados genéticos brasileiros.

Empresa Israelense com laboratório no Texas (EUA), MyHeritage possui um vasto acervo genético e realizou coleta em diversas partes do mundo. É possível enviar amostras pelo Brasil.

“Medida Provisória”

Primeiro filme de Lázaro Ramos como diretor, “Medida Provisória” já estreou nos cinemas brasileiros.

O longa traz  Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves e o britânico Alfred Enoch no elenco. Abaixo, assista ao trailer:

Compartilhe:

?>