Médium é acusado de abusar sexualmente de seguidores no Paraná

Além das acusações de abuso, o líder espiritual Maury Rodrigues da Cruz responderá por estelionato

Por: Redação | Comunicar erro
Maury Rodrigues da Cruz
Crédito: Reprodução/FacebookO médium Maury Rodrigues da Cruz está sendo acusado de abuso sexual e estelionato

O médium Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) está sendo acusado por alguns seguidores de abusá-los sexualmente.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, diversas pessoas que buscavam ajuda espiritual com o médium relataram terem sofrido algum tipo de abuso praticado por Maury, que se aproveitava de sua liderança religiosa para cometer o ato criminoso.

Uma pessoa ouvida pela Folha disse ter sido abusada pelo médium por seis anos, e que os episódios aconteciam de forma intermitente.

Maury Rodrigues da Cruz nega todas as acusações, no entanto, a denúncia contra ele por abuso sexual mediante fraude e estelionato, foi aceita em agosto e a ação corre sob sigilo.

Quatro pessoas, que teriam sido vítimas do presidente da SBEE, estão processando-o. Segundo os advogados dos querelantes, mais de 40 pessoas estão envolvidas na ação como testemunhas.

Os abusos supostamente aconteciam durante as sessões de “ectoplasmia”, quando um grupo se reunia em torno do médium para captar seu ectoplasma – espécie de energia, de acordo com os seguidores. Maury chamava alguns jovens separadamente e cometia os abusos.

Ainda segundo a denúncia, o suspeito tinha preferência por homens jovens, às vezes até menores de idade.

Conforme a queixa, durante as sessões, o guia fingia gemer de dor, pedia que seu ventre – onde dizia que a dor era mais forte – fosse tocado, forçava a cabeça dos jovens contra seus genitais e os obrigava a beijá-lo.

Além das acusações de abuso sexual, Maury também está sendo investigado por estelionato. O economista Luiz Vencato, de 59 anos, diz que entre outras doações, ele investiu cerca de R$ 2 milhões em 2009 para construir a sede da SBEE.

Outro lado

Conforme a Folha de S.Paulo, o médium acionou a Justiça e está movendo dois processos por difamação e calúnia contra aqueles que disseminaram nas redes sociais acusações envolvendo seu nome.

No início deste ano, quando as primeiras acusações contra ele vieram à tona, Maury gravou um vídeo em que alega inocência e disse que não conseguirão atacá-lo “moralmente”.

“Minha vida é aberta, tenho uma história de dignidade. Nunca ninguém vai conseguir me atacar moralmente”. O líder espiritual afirma também que organizou a SBEE “tijolo por tijolo”  e que, “enquanto for encarnado”, dirigirá a instituição.

Vinte e cinco médius da SBEE assinaram nota alegando inocência de Maury Rodrigues da Cruz e afirmando que a acusação é inverossímil.

Como denunciar assédio sexual ou estupro?

O assédio contra mulheres envolve uma série de condutas ofensivas à dignidade sexual que desrespeitam sua liberdade e integridade física, moral ou psicológica. Lembre-se: onde não há consentimento, há assédio! Não importa qual roupa você esteja vestindo, de que modo você está dançando ou quantas e quais pessoas você decidiu beijar (ou não beijar): nenhuma dessas circunstâncias autoriza ou justifica o assédio.

No Brasil, não há um crime específico que trate do assédio que ocorre na rua ou em outros espaços públicos. Isso, entretanto, não significa que estas condutas ficam impunes, já que as violências que chamamos de assédio podem configurar diversos tipos de atos ilícitos (crimes, contravenções penais ou até mesmo um ilícito civil).

Compartilhe:

1 / 8
1
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
2
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
3
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
4
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
5
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
6
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
7
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
8
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …