Médium é acusado de abusar sexualmente de seguidores no Paraná

Além das acusações de abuso, o líder espiritual Maury Rodrigues da Cruz responderá por estelionato

Por: Redação | Comunicar erro
Maury Rodrigues da Cruz
Crédito: Reprodução/FacebookO médium Maury Rodrigues da Cruz está sendo acusado de abuso sexual e estelionato

O médium Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) está sendo acusado por alguns seguidores de abusá-los sexualmente.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, diversas pessoas que buscavam ajuda espiritual com o médium relataram terem sofrido algum tipo de abuso praticado por Maury, que se aproveitava de sua liderança religiosa para cometer o ato criminoso.

Uma pessoa ouvida pela Folha disse ter sido abusada pelo médium por seis anos, e que os episódios aconteciam de forma intermitente.

Maury Rodrigues da Cruz nega todas as acusações, no entanto, a denúncia contra ele por abuso sexual mediante fraude e estelionato, foi aceita em agosto e a ação corre sob sigilo.

Quatro pessoas, que teriam sido vítimas do presidente da SBEE, estão processando-o. Segundo os advogados dos querelantes, mais de 40 pessoas estão envolvidas na ação como testemunhas.

Os abusos supostamente aconteciam durante as sessões de “ectoplasmia”, quando um grupo se reunia em torno do médium para captar seu ectoplasma – espécie de energia, de acordo com os seguidores. Maury chamava alguns jovens separadamente e cometia os abusos.

Ainda segundo a denúncia, o suspeito tinha preferência por homens jovens, às vezes até menores de idade.

Conforme a queixa, durante as sessões, o guia fingia gemer de dor, pedia que seu ventre – onde dizia que a dor era mais forte – fosse tocado, forçava a cabeça dos jovens contra seus genitais e os obrigava a beijá-lo.

Além das acusações de abuso sexual, Maury também está sendo investigado por estelionato. O economista Luiz Vencato, de 59 anos, diz que entre outras doações, ele investiu cerca de R$ 2 milhões em 2009 para construir a sede da SBEE.

Outro lado

Conforme a Folha de S.Paulo, o médium acionou a Justiça e está movendo dois processos por difamação e calúnia contra aqueles que disseminaram nas redes sociais acusações envolvendo seu nome.

No início deste ano, quando as primeiras acusações contra ele vieram à tona, Maury gravou um vídeo em que alega inocência e disse que não conseguirão atacá-lo “moralmente”.

“Minha vida é aberta, tenho uma história de dignidade. Nunca ninguém vai conseguir me atacar moralmente”. O líder espiritual afirma também que organizou a SBEE “tijolo por tijolo”  e que, “enquanto for encarnado”, dirigirá a instituição.

Vinte e cinco médius da SBEE assinaram nota alegando inocência de Maury Rodrigues da Cruz e afirmando que a acusação é inverossímil.

Como denunciar assédio sexual ou estupro?

O assédio contra mulheres envolve uma série de condutas ofensivas à dignidade sexual que desrespeitam sua liberdade e integridade física, moral ou psicológica. Lembre-se: onde não há consentimento, há assédio! Não importa qual roupa você esteja vestindo, de que modo você está dançando ou quantas e quais pessoas você decidiu beijar (ou não beijar): nenhuma dessas circunstâncias autoriza ou justifica o assédio.

No Brasil, não há um crime específico que trate do assédio que ocorre na rua ou em outros espaços públicos. Isso, entretanto, não significa que estas condutas ficam impunes, já que as violências que chamamos de assédio podem configurar diversos tipos de atos ilícitos (crimes, contravenções penais ou até mesmo um ilícito civil).

Compartilhe:

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …