Menina de 10 anos publica livro em homenagem aos refugiados
O lucro do livro será destinado para ajudar pessoas em situação de refúgio
Sophia Maia passou a se interessar pelos refugiados aos nove anos, quando teve o primeiro contato com o tema a partir de notícias de televisão. Logo começou a fazer pesquisas na internet e deparou-se com a foto de uma menina refugiada dentro de uma boia. “O fato de ela ser mais ou menos da minha idade fez com que eu me identificasse”, disse a garota ao site do Adus.
O sentimento de solidariedade fez a menina de 10 anos ter a ideia de criar desenhos relacionados ao assunto. Logo em dezembro de 2015, as ilustrações viraram uma exposição em Recife, cidade natal de Sophia.
Em seguida, surgiu a ideia de unir todo o trabalho em um livro, que recebeu o nome “Imaginário – A Arte Solidária de Sophia”, lançado em setembro na Bienal do Livro em São Paulo. Alguns desenhos foram feitos a partir das fotos de refugiados, como a capa, e outros nasceram do imaginário da garota.
- 5 cursos da FGV para fazer de graça e online na área de tecnologia
- Autismo em adultos: sintomas sutis e diagnóstico tardio
- UNG oferece diversos cursos gratuitos de férias; veja como se inscrever
- Como apostar no Campeonato Paulista 2025: Guia completo
O livro é dedicado a duas amigas refugiadas de Sophia: Jessy, do Congo, e Gawa, da Síria. Todo o dinheiro obtido com a venda da obra será doado ao Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado.