A menina que escolheu salvar seus livros durante a enchente em PE
Após as chuvas, cerca de 55 mil pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas em Pernambuco
Quando a enchente invadiu a casa da pernambucana Rivânia, de 8 anos, ela só pensou em uma coisa: salvar seus livros antes de ser resgatada em uma jangada. A foto da menina, que vive em uma cidade no interior do Estado, comoveu a internet.
A imagem foi fotografada por Valter Rodrigues (Juba) e publicada no blog de Tenório Cavalcanti, voltado para a Mata Sul. De acordo com informações do “Diario de Pernambuco“, no momento em que a água chegou à residência da família, a avó da garota pediu para que ela salvasse o mais importante.
Rivânia, então, correu e colocou todos os livros da escola dentro de uma mochila colorida, deixando brinquedos e roupas para trás. Na jangada, ela aparece abraçada com todo o material. Segundo testemunhas, a criança permaneceu nessa posição até que estivesse a salvo.
- Dúvidas sobre o próximo destino? Te provamos que a resposta certa é Olinda
- Perfis para entender como surgem as enchentes que assolam o RS
- 10 melhores praias para conhecer no Nordeste brasileiro
- 5 destinos pelo Brasil para quem é apaixonado por livros
A menina mora com os avós Maria Ivânia e Eraldo Luís no distrito de Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Esta é uma das 24 cidades do Estado em situação de emergência após as chuvas da última semana no Nordeste.
A Prefeitura de São José da Coroa Grande informou que a família já voltou para casa, mas vivem uma situação de vulnerabilidade.
Chuvas no Nordeste
O governo federal reconheceu a situação de emergência em 24 municípios de Pernambuco e 27 cidades de Alagoas.
Em Pernambuco, cerca de 55 mil pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas, além dos 15 municípios em estado de calamidade. Desde o início das chuvas, três pessoas morreram em cidades localizadas no Agreste do estado. Entre os municípios afetados, estão Recife, Olinda, Amaraji, Água Preta e Caruaru.
Já em Alagoas, o número de mortes subiu para 7 nesta terça-feira, dia 30, e mais de 4 mil famílias estão desabrigadas ou desalojadas, segundo o último boletim da Defesa Civil. Maceió, Marechal Deodoro, Atalaia e Cajueiro estão entre os municípios atingidos.
- Faça sua doação: