Menino diz à mãe que lavar louça é coisa de mulher e vai para pia

“Meu filho de 13 anos disse para mim hoje que lavar louça é coisa de mulher, e que homem não tem obrigação de fazer serviços domésticos. Sendo assim, a partir de hoje ele será responsável por lavar a louça todos os dias, e como hoje estou inspirada, o mais novo tb ganhou sua tarefinha, ele vai retirar a mesa de todas as refeições.
Sei que minhas noras me agradecerão no futuro.”

Esta foi a postagem da micro empresária Gracy Izaú, 31, publicada no dia 24 de setembro deste ano. Ela mudou os hábitos da família – sobretudo do filho mais velho, de 13 anos – quando percebeu que ele estava fazendo comentários, ao ver dela, machistas. Para o garoto, lavar louça “era coisa de mulher”.

A mão instituiu que, a partir de então, ele seria o ‘lavador oficial’ das louças de casa. É dele a obrigação dele higienizar copos e pratas usados durante as refeições da família. E de quebra o caçula – de oito anos – recolhe a louça que fica na mesa, depois do almoço e jantar.

Para a mãe, as novas tarefas não significam punição, mas um aprendizado de que as tarefas domésticas são tarefas para todos que moram na mesma casa.