Mercado solidário: em vez de dinheiro, pague sua compra com boas ações
Mercado foi criado por escola de uma pequena cidade nos EUA e tem como objetivo conscientizar alunos
Boa ação: esta é a moeda em circulação em uma mercado no Texas, Estados Unidos, onde, para adquirir qualquer produto, o cliente não preciso de dinheiro. Basta apenas fazer o bem.
O “mercadinho” integra o projeto de uma escola na cidade de Sanger e tem como objetivo mostrar, aos alunos, que qualquer gesto de solidariedade, independente do que seja, vale a pena.
Semelhante a um sistema de pontuação, o projeto reúne diferentes modalidades de boas ações. Como por exemplo: limpar a escola, auxiliar atividades administrativas e até mesmo dar uma mãozinha na reforma da instituição. No fim, os pontos acumulados podem ser trocados por produtos.
- São Caetano impulsiona economia criativa em ações de fomento à Cultura
- 5 apps e sites que facilitam doações durante a pandemia
- Solidariedade: Clube de Doadores reúne membros para doações mensais
- Alunos de SP criam projeto que une fotografia e solidariedade
Para os organizadores, além do exemplo de solidariedade, o projeto pode ser fundamental para o futuro dos alunos, que aprendem sobre administração, finanças, estoque e atendimento ao público. O projeto conta com o apoio de comerciantes locais, que compartilham parte de seus estoques.
Em entrevista a uma rede de TV local, o diretor da escola Linda Tutt High School, Antony Love, revelou que os alunos aproveitam a oportunidade para compras domésticas. Disse ainda que espera a proposta seja passada para a frente e sirva de inspiração para outras cidades.