Merendeira ajuda a salvar 50 alunos de ataque em escola de Suzano

Fechamos tudo e pedimos para eles deitarem no chão', disse Silmara Cristina Silva

Por: Redação | Comunicar erro

A merendeira Silmara Cristina, 54 anos, disse que ajudou a esconder 50 estudantes na cozinha da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, invadida por dois ex-alunos que abriram fogo contra funcionários e estudantes. Eles mataram 8 pessoas e se mataram depois.

Crédito: ReproduçãoA merendeira Silmara Cristina, 54 anos, salvou 50 alunos do ataque na escola em Suzano (SP)

“Nós estávamos servindo merenda e aí começou os ‘pipoco’ e as crianças entraram em pânico. Abrimos a cozinha em começamos a colocar o maior número de crianças dentro e fechamos tudo e pedimos para eles deitarem no chão”, contou chorando.

Silmara disse que os assassinos pareciam andar por todo lado. “Parecia que procuravam alguém. Iam para lá e para cá atirando muito. Nós não vimos nada. A gente abaixou e ficou escutando o movimento. Isso durou te 10 a 15 minutos mais ou menos”, disse ao G1.

Quando já tinha cerca de 50 alunos na cozinha foi preciso trancar a porta. “Porque eles estavam próximos e a cozinha é rodeada de janela. A gente deitou no chão, mas graças a Deus nada aconteceu com quem não estava lá. Eu arrastei a geladeira e o freezer para fazer uma barricada e ficamos atrás”, contou.

Silmara é uma heroína. Neste 14 de março, data que completa 1 ano do assassinato da vereadora Marielle Franco, árdua lutadora antirracista, pelos direitos sociais do povo pobre e negro no Rio de Janeiro, e  também data em que a escritora Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras mulheres negras a fazer grande sucesso – com a obra “Quarto do Despejo”-, completaria 105 anos, é importante ressaltar as histórias de tantas heroínas, mulheres, negras deste país que vivem no anonimato.

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …