Merendeira ajuda a salvar 50 alunos de ataque em escola de Suzano

Fechamos tudo e pedimos para eles deitarem no chão', disse Silmara Cristina Silva

Por: Redação Comunicar erro

A merendeira Silmara Cristina, 54 anos, disse que ajudou a esconder 50 estudantes na cozinha da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, invadida por dois ex-alunos que abriram fogo contra funcionários e estudantes. Eles mataram 8 pessoas e se mataram depois.

Crédito: ReproduçãoA merendeira Silmara Cristina, 54 anos, salvou 50 alunos do ataque na escola em Suzano (SP)

“Nós estávamos servindo merenda e aí começou os ‘pipoco’ e as crianças entraram em pânico. Abrimos a cozinha em começamos a colocar o maior número de crianças dentro e fechamos tudo e pedimos para eles deitarem no chão”, contou chorando.

Silmara disse que os assassinos pareciam andar por todo lado. “Parecia que procuravam alguém. Iam para lá e para cá atirando muito. Nós não vimos nada. A gente abaixou e ficou escutando o movimento. Isso durou te 10 a 15 minutos mais ou menos”, disse ao G1.

Quando já tinha cerca de 50 alunos na cozinha foi preciso trancar a porta. “Porque eles estavam próximos e a cozinha é rodeada de janela. A gente deitou no chão, mas graças a Deus nada aconteceu com quem não estava lá. Eu arrastei a geladeira e o freezer para fazer uma barricada e ficamos atrás”, contou.

Silmara é uma heroína. Neste 14 de março, data que completa 1 ano do assassinato da vereadora Marielle Franco, árdua lutadora antirracista, pelos direitos sociais do povo pobre e negro no Rio de Janeiro, e  também data em que a escritora Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras mulheres negras a fazer grande sucesso – com a obra “Quarto do Despejo”-, completaria 105 anos, é importante ressaltar as histórias de tantas heroínas, mulheres, negras deste país que vivem no anonimato.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …