Merendeira ajuda a salvar 50 alunos de ataque em escola de Suzano

Fechamos tudo e pedimos para eles deitarem no chão', disse Silmara Cristina Silva

Por: Redação | Comunicar erro

A merendeira Silmara Cristina, 54 anos, disse que ajudou a esconder 50 estudantes na cozinha da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, invadida por dois ex-alunos que abriram fogo contra funcionários e estudantes. Eles mataram 8 pessoas e se mataram depois.

Crédito: ReproduçãoA merendeira Silmara Cristina, 54 anos, salvou 50 alunos do ataque na escola em Suzano (SP)

“Nós estávamos servindo merenda e aí começou os ‘pipoco’ e as crianças entraram em pânico. Abrimos a cozinha em começamos a colocar o maior número de crianças dentro e fechamos tudo e pedimos para eles deitarem no chão”, contou chorando.

Silmara disse que os assassinos pareciam andar por todo lado. “Parecia que procuravam alguém. Iam para lá e para cá atirando muito. Nós não vimos nada. A gente abaixou e ficou escutando o movimento. Isso durou te 10 a 15 minutos mais ou menos”, disse ao G1.

Quando já tinha cerca de 50 alunos na cozinha foi preciso trancar a porta. “Porque eles estavam próximos e a cozinha é rodeada de janela. A gente deitou no chão, mas graças a Deus nada aconteceu com quem não estava lá. Eu arrastei a geladeira e o freezer para fazer uma barricada e ficamos atrás”, contou.

Silmara é uma heroína. Neste 14 de março, data que completa 1 ano do assassinato da vereadora Marielle Franco, árdua lutadora antirracista, pelos direitos sociais do povo pobre e negro no Rio de Janeiro, e  também data em que a escritora Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras mulheres negras a fazer grande sucesso – com a obra “Quarto do Despejo”-, completaria 105 anos, é importante ressaltar as histórias de tantas heroínas, mulheres, negras deste país que vivem no anonimato.

1 / 8
1
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
2
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
3
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
4
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
5
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
6
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
7
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
8
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …