Merkel defende proibição de véu que cobre todo rosto na Alemanha

Com informações da Folha de S.Paulo

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, defendeu nesta terça-feira, dia 6, a proibição dos véus muçulmanos que cobrem todo o rosto das mulheres, como a burca.

“O véu completo não é apropriado aqui, deveria ser proibido onde for legalmente possível. Não pertence a nós”, disse a líder da União Democrática Cristã durante discurso na conferência de seu partido, a União Democrática Cristã (CDU).

A declaração foi aplaudida pela plateia de apoiadores. Merkel foi reeleita líder do partido no evento, semanas depois que ela anunciou que tentará a reeleição para um quarto mandato como chanceler no próximo ano.

A declaração de Merkel foi aplaudida pela plateia de apoiadores
Créditos: Getty Images/iStockphoto
A declaração de Merkel foi aplaudida pela plateia de apoiadores

Outros membros do partido, como o ministro do Interior Thomas de Maiziere, também já haviam se manifestado a favor da proibição do uso dos véus em lugares públicos.

Inclusive, parlamentares alemães estão discutindo uma proposta de lei, que deve ser votada na semana que vem, para proibir véus em determinados locais. O objetivo é aplicar multas a mulheres de véu completo, quando elas se recusarem a tirar a vestimenta para permitir que autoridades vejam seu rosto.

Leia o conteúdo na íntegra.