Metrô de SP está em greve; veja o que se sabe e previsão para normalizar
No momento, as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha de metrô e o monotrilho da linha 15-prata estão paralisados
O Metrô de São Paulo amanheceu esta quinta-feira, 23, em greve. No momento, as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha de metrô e o monotrilho da linha 15-prata estão paralisados.
Funcionam normalmente as linhas 4-amarela e 5-lilás, operadas pela iniciativa privada. As linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estão operando normalmente, mas não há acesso à integração com o metrô.
Por conta da greve do Metrô, a SPTrans reforçou as linhas de ônibus na capital e a prefeitura da cidade de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos.
- Saiba até que horas vai a greve do Metrô e CPTM em São Paulo
- Greve em São Paulo: apenas uma linha do Metrô está totalmente fechada
- São Paulo decreta ponto facultativo nesta terça-feira por conta da greve
- Greve no Metrô de São Paulo: veja quais linhas vão parar nesta terça
Por que os metroviários estão em greve?
A greve foi decidida em assembleia na quarta-feira (22). Metroviários solicitam a abertura de concurso público para contratações emergenciais, fim das terceirizações e o restabelecimento do adicional de periculosidade em alguns cargos.
Além disso, os funcionários pedem o pagamento de abono salarial compensatório referente aos três anos trabalhados durante a pandemia.
O Metrô anunciou que “acionará seu plano de contingência para minimizar os transtornos a quem precisa do transporte, possibilitando o funcionamento de trechos importantes do sistema”.
O TRT-2 (Tribunal do Trabalho da 2ª Região) informou que não houve acordo na reunião conciliatória entre funcionários e o Metrô nesta quarta-feira.
Uma das reivindicações do sindicato seria a liberação das catracas. O juiz recomendou que as negociações sejam retomadas e que eventuais punições aos metroviários grevistas sejam retiradas.
Qual a previsão do fim da greve do Metrô?
Segundo informações do G1, o Metrô de São Paulo aceitou a proposta dos trabalhadores de liberar as catracas para encerrar a greve.
O sindicato afirma que orientou os funcionários a retomarem os postos de trabalho para que as estações possam ser abertas.
O Metrô aceitou a proposta com a condição de que a toda a operação seja retomada.
Ainda não há informações sobre o horário da liberação.
Usuários do Metrô relatam caos nas redes
Com a greve do Metrô, usuários do transporte público utilizar as redes sociais para relatar o caos vivido na cidade de São Paulo nesta quinta-feira. Confira: