Miss usa luvas em visita a orfanato e é acusada de racismo

Demi-Leigh Nel-Peters foi acusada de racismo ao usar luvas brancas em uma visita a um orfanato na África do Sul

A miss sul-africana Demi-Leigh Nel-Peters causou polêmica ao visitar um orfanato em Soweto, um dos distritos de Johanesburgo, na África do Sul. Ela usou luvas brancas cercadas de crianças negras e foi acusada de racismo nas redes sociais. As informações são da BBC Brasil.

De acordo porta-voz do orfanato Orlando West Community Centre Ikageng, Carol Dyantyi, a miss fazia trabalho voluntário no lugar dando comida a órfãos, e as luvas eram uma medida de higiene. “É claro que não era porque ela não queria tocar as crianças negras”, defendeu.

“Pedimos que ela e todos os outros voluntários usassem as luvas enquanto estivessem manuseando a comida”, afirmou Dyantyi à BBC. “Foi puramente para proteger as crianças do risco de comida contaminada. A reação nas redes sociais é ridícula”, acrescentou.

As fotos da visita começaram a circular nas redes sociais na última quarta-feira, 5, e milhares de usuários do Twitter acusaram a miss de usar as luvas “porque não queria tocar crianças negras”. Os internautas começaram então a compartilhar fotos de Nel-Peters abraçando cachorros e crianças brancas sem luvas.

Demi-Leigh Nel-Peters usou seu perfil no Twitter para se defender. Ela postou um vídeo em que reitera que usou as luvas por questões sanitárias. “Todos os voluntários usaram luvas hoje porque nós, honestamente, pensamos que era a coisa certa para fazer enquanto manuseávamos a comida e a entregávamos às crianças”, disse Nel-Peters. Em seguida, ela pede desculpas a “todos que se sentiram ofendidos” pelas imagens.

Leia matéria completa

  • Leia mais: