Mitos e verdades: tire todas suas dúvidas sobre castração de animais
Existem diversos mitos sobre a castração de animais de estimação. Um dos mais comentados é sobre o humor dos pets, pois acredita-se que a cirurgia deixa os animais frustrados e tristes. Outra crença é de que as fêmeas precisam ter filhotes antes de serem castradas, para que sejam mais felizes e saudáveis.
Embora essas afirmações sejam falsas, essas ideias continuam se espalhando e contribuindo para o aumento do abandono de animais. Sabemos que castrar cachorros e gatos é um ato de responsabilidade, pois além de prevenir doenças, a cirurgia ajuda a reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Muitos filhotes nascem a cada gestação e consequentemente acabam sendo abandonados ou vivendo em situações de maus-tratos.
Pensando nisso, o Catraca Livre convidou a médica veterinária Daniela Salles, do Petz, para abordar o tema e esclarecer quais são os benefícios da castração. Confira:
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
– O que é castração? Castração é um procedimento cirúrgico, realizado em cães e gatos (também pode ser feita em outras espécies), com o objetivo de impedir a reprodução e doenças que podem surgir com o passar da idade. No caso das fêmeas, o procedimento chama-se Ovariosalpingohisterectomia – OSH (retirada do útero e ovários) e nos machos Orquiectomia (retirada dos testículos).
– Quando feita corretamente, a castração causa sofrimento ao animal? Não, de maneira alguma! Para que não haja sofrimento ou dor, é importante realizar anestesia inalatória por um profissional capacitado e no pós-cirúrgico medicar com antibiótico, anti-inflamatório e analgésico, conforme orientação do médico veterinário. Além de seguir orientações de repouso e retirada de pontos no período correto.
– Há uma idade correta para fazer a castração? Hoje em dia sabemos que a castração precoce evita doenças após a fase da “puberdade” do animalzinho (mais ou menos por volta de 6 meses). O procedimento quando feito antes de 6 meses, evita, por exemplo, o cio, formação de tumores relacionados a hormônios sexuais, infecção no útero no caso das fêmeas, aumento da próstata nos machos, além de demarcação de território (hábito dos machos de urinarem em diversos locais).
– O animal ganha peso após a castração? O ganho de peso não é uma regra, mas sim, animais que são castrados quando adultos podem ganhar peso, pois diminui o metabolismo e tendem a ficar mais sedentários. Normalmente o aumento de peso não acontece quando a castração é realizada antes dos 6 meses.
– Os animais tendem a comer mais após a castração? Não. Não existe nenhuma relação da castração com aumento de apetite.
– As fêmeas precisam ter filhotes antes da castração? Não.
– Animais castrados tendem a brigar menos? Sim. Animais castrados tendem a serem menos briguentos, pois não há influência de hormônios sexuais que influenciam no comportamento tantos dos machos, como das fêmeas.
– Os animais ficam mais dóceis depois de serem castrados? Alguns animais tendem a ficar mais dóceis. Aqueles que são castrados na fase adulta podem manter o mesmo comportamento agressivo, mesmo após a castração.
– A castração faz bem à saúde do animal? Sim, não há nenhuma contraindicação com relação às castrações.
– A castração aumenta a expectativa de vida do animal? Se considerarmos a possibilidade de doenças relacionadas ao fato de o animal não ser castrado, sim, a castração aumenta a expectativa de vida dos animais.
– A castração é um procedimento caro? Pelo fato de ser um procedimento cirúrgico, os valores não costumam ser baixos. Desconfie sempre de valores baixos, questione o tipo de anestesia (se é inalatória), se quem fará a anestesia fez pós-graduação, se o veterinário é pós-graduado em cirurgia ou se tem experiência suficiente para realizar o procedimento, se foram realizados exames pré-anestésicos, se o animal saiu do procedimento com receita dos medicamentos que citei anteriormente, se a receita está datada e assinada pelo profissional.
Fique atento: o Catraca Livre informa quando há castrações gratuitas promovidas pelo poder público ou por ONGs. Veja aqui uma lista de veterinários solidários por todo o país que praticam castração em condições mais acessíveis.
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre castração, lembre-se de falar com seu médico veterinário.