Monica Iozzi é condenada a indenizar ministro Gilmar Mendes
A atriz e apresentadora Monica Iozzi foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 30 mil ao ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes.
O motivo? Ela cutucou a ferida.
Monica fez uma publicação no Instagram em que criticava a atitude de Gilmar Mendes ao conceder habeas corpus ao médico Roger Abdelmassih, acusado de estuprar várias de suas pacientes. “Se um ministro do STF faz isso… nem sei o que esperar”, disse Iozzi no post em que aparece uma foto do ministro com a legenda “cúmplice?”.
A publicação teria ofendido a honra e a imagem de Mendes, pois ela o acusou de ser cúmplice de crimes de violência sexual. Na decisão, o juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Giordano Costa afirmou que houve “abuso do direito à manifestação” e que a decisão tem caráter pedagógico.
Para ele, “ao publicar o questionamento “cúmplice?” a requerida vinculou a pessoa e imagem do requerente a um crime gravíssimo, que gera repulsa e indignação por parte da sociedade”.
Além da indenização, a atriz teve que tirar a publicação do ar e deverá arcar com os encargos advocatícios.
Veja a repercussão nas redes sociais:
A @Srta_Iozzi foi condenada por “abuso de direito de expressão por ofender a honra”. Mas quando chamavam Dilma de vaca e anta tudo bem, né?
— Ricardo Yasuda (@shadowmaru) 3 de outubro de 2016
@Estadao @Srta_Iozzi onde está a democracia e liberdade de expressão?
— Sebastião Trindade (@sebaptrindade) 3 de outubro de 2016
Em apoio a @Srta_Iozzi eu repúdio tal atitude do Ministro #GilmarMendes!!
— Monique (@Ribeiro_krisa) 3 de outubro de 2016
@Estadao @Srta_Iozzi mas ela não falou nada de mais ué. So q o senhor juiz deu habeas corpus pra um cara q foi condenado por estupro.
— Meu Nome (@SweettMadness) 3 de outubro de 2016
caralho a Mônica Iozzi vai ter que pagar 20 mil pro juiz que deixou o estuprador desgraçado receber habeas corpus não to acreditando
— Beatrix Kiddo (@azomgie) 3 de outubro de 2016