Montagner mergulhou durante maior fluxo de água de hidrelétrica
A morte de Domingos Montagner, no dia 15 de setembro, levantou várias teorias entre os internautas. Uma delas, a de que a hidrelétrica de Xingó (SE) tenha sido a causa da forte corrente de água no rio, foi confirmada nesta quarta-feira.
De acordo com informações divulgadas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para o site The Intercept, responsável pela usina, houve um aumento de fluxo de água liberado pela barragem a partir das 13h. O ator desapareceu por volta das 13h50.
A usina fica a 2km do local do acidente e tem um funcionamento programado diário. No período da manhã, a vazão da barragem variou cerca de 820 metros cúbicos por segundo (m³/s). Às 13h, alterou para 814 m³/s. Já uma hora depois, passou para 913 m³/s, chegando ao valor máximo às 15h, com 970 m³/s.
- O que fazer em Capitólio: cachoeiras, passeios e aventura
- Naya Rivera se afogou após salvar o filho de 4 anos, diz a polícia
- Homem é preso ao usar linha telefônica de Domingos Montagner
- Viúva de Domingos Montagner comenta sobre a morte do ator
Normalmente, a hidrelétrica funciona com mais intensidade à tarde e, por isso, pode liberar um maior fluxo de água se precisar produzir mais energia.
- Encontrado o corpo do ator Domingos Montagner
- Internautas se emocionam com ‘Velho Chico’ sem Domingos Montagner
A Chesf comunicou à Veja que a usina estava operando de maneira habitual no dia do acidente. Um aviso prévio só seria necessário, portanto, se houvesse uma irregularidade na atividade da hidrelétrica.
Mesmo assim, essas informações não confirmam que a vazão da água tenha causado a morte de Montagner. Segundo especialistas, o local em que o ator mergulhou é perigosa: há pedras, muita profundidade e turbulência.
Prevenção de afogamentos
Segundo o capitão Oliveira, do Corpo de Bombeiros, para evitar afogamentos é importante:
- Conhecer e se informar sobre a área que vai mergulhar
- Manter a água abaixo da linha da cintura
- Usar um colete salva-vidas
- Respeitar a natureza e o próprio corpo
Em caso de quedas no rio, as orientações são:
- Não lutar contra a correnteza
- Manter a flutuabilidade, se direcionar para a margem e aguardar o socorro
É recomendado que pessoas que não saibam nadar não tentem socorrer uma vítima. Ao invés disso, elas devem pedir por ajuda e podem jogar algum material para que o outro se segure.