Moradores de rua irão produzir óculos para pessoas de baixa renda

Por: Razões Para Acreditar Comunicar erro

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 150 milhões de pessoas no planeta não têm dinheiro suficiente para pagar por um par de óculos.

Para tentar amenizar essa situação, o alemão Martin Aufmuth criou uma máquina que torna qualquer pessoa capaz produzir óculos de grau por um custo bem baixo.

Divulgação
Iniciativa desenvolve óculos a um custo muito baixo

A invenção não só aumentou a qualidade de vida dessas pessoas, mas gerou empregos também.

Feito a partir de aço flexível, lentes de policarbonato e plástico, Aufmuth patenteou a máquina e criou uma fundação sem fins lucrativos para garantir que sua missão de levar óculos para todos seja cumprida, a One Dollar Glasses.

E as iniciativas incríveis não param por aí, eles se uniram ao Projeto Renovatio, e quem vai trabalhar com os aparelhos serão moradores de rua, com o objetivo de inseri-los na sociedade.

Na iniciativa, os ex-moradores de rua devem trabalhar durante o dia e estudar de noite. Aos sábados, participam de programas culturais como palestras, visitas a museus e debates, entre outros. Ao fim do supletivo, começam um profissionalizante.

O projeto acaba de chegar ao Brasil, leia a matéria completa e assista o vídeo aqui.

Compartilhe:

Tags: #redecatraca
1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …