Moradores filmam colunas de prédio em Fortaleza um dia antes da queda

Proprietários relataram preocupação com obra se deteriorando

15/10/2019 13:54

Moradores do Edifício Andréa, em Fortaleza, Ceará (CE), fizeram um vídeo mostrando a situação precária das colunas de sustentação do condomínio, na última segunda-feira, 14, um dia antes de o prédio desabar deixando uma pessoa morta e sete feridos.

Colunas que sustentavam o prédio estava deterioradas
Colunas que sustentavam o prédio estava deterioradas - Reprodução/Globo

Segundo o relato de testemunhas, o prédio estava passando por obras irregularmente. Em um grupo de WhatsApp, moradores relataram preocupação com a reforma realizada no local.

“Tem um amigo meu que mora no prédio, o Paulão, não sei se ele estava lá, mas tem gente dentro. Ele tá em reforma, o rapaz disse que mexeram errado na coluna”, disse Edilânio Martins, amigo de um morador do local, ao G1.

Em entrevista ao CETV 1ªedição, o engenheiro Rabelo Fernandes disse ter visto um vídeo sobre a estrutura do prédio: “O pilar ficou frágil. Pelo vídeo, você vê que as armaduras do pilar, que são os ferros, as armaduras transversais e longitudinais estavam totalmente corroídas. Isso [o desabamento] era uma questão de tempo. Como aconteceu”.

https://twitter.com/i/events/1184131453547765760?s=13

DESABAMENTO

Um prédio residencial de sete andares desabou na manhã desta terça-feira, 15, no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza. Até a atualização desta reportagem, uma morte havia sido confirmada e sete pessoas haviam sido resgatadas com vida.

O total de vítimas ainda não tinha sido contabilizado, mas os bombeiros estimam que entre 10 e 15 pessoas ficaram entre os escombros.

O edifício ficava no cruzamento na rua Tibúrcio Cavalcante com rua Tomás Acioli, a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da cidade. As ruas em torno da construção foram bloqueadas. Leia a matéria completa abaixo: