Moradores se unem e pagam reforma de poltronas de teatro

Com informações do jornal  Folha de S. Paulo 

07/11/2016 11:39

Da série “boas ações precisam ser contadas”, começamos a semana falando sobre um exemplo prático de cidadania: sem dinheiro para pagar a reforma total do teatro municipal, a prefeitura de Batatais, no interior de São Paulo, recebeu um inesperado apoio.

Isso porque os moradores da cidade, de não mais que 60 mil moradores, se uniram em nome do lazer e cultura. Juntos, lançaram um projeto em que adotam poltronas para poder concluir a reforma dos assentos.
Assim, os 509 do teatro Fausto Bellini Degani estão sendo recuperados pelo esforço dos próprios moradores, por meio de doações.

Sem dinheiro nos cofres públicos, Teatro Fausto Bellini Degani tem apoio da população para receber espetáculos e outras atividades
Sem dinheiro nos cofres públicos, Teatro Fausto Bellini Degani tem apoio da população para receber espetáculos e outras atividades

Um por todos e todos pela cultura

Fechado um ano e meio para as obras, o projeto realizado pela prefeitura, em parceria com o Ministério da Cultura, não contemplava os assentos. Sem dinheiro nos cofres públicos, a saída foi recorrer ao apoio popular.
Foi aí que os moradores passaram a protagonizar um lugar de destaque nesta história. Com doações pessoais de R$ 123, os contribuintes ganharam uma plaquinha com nome na parte de trás das poltronas.

As obras de reforma no teatro custaram R$ 329 mil e contemplaram troca do telhado, instalação de telhas termoacústicas, calhas e readequação de espaços, como o saguão e a sala da bilheteria, além de pintura externa.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a diretora do departamento de cultural, Alessandra Baltazar, revelou que restam apenas 40 poltronas sem doações.

“Foi muito importante esse engajamento, para o fomento da própria cultura local. Tem placas homenageando familiares, grupos de colegas ou de trabalho, além de homenagens póstumas e até presente de aniversário”, afirmou.