CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Moro afirma que Ceará ‘está sob controle’

Declaração do ministro da Justiça foi dada mesmo com a continuidade da violência; 147 pessoas morreram em 5 dias

Por: Redação

Nesta segunda-feira, 24, o ministro da Justiça Sergio Moro afirmou que “não há uma situação de absoluta desordem nas ruas” e que o Ceará “está sob controle”. A declaração foi dada ao lado do governador Camilo Santana (PT-CE), depois uma reunião para acompanhar a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado nordestino.

Crédito: Agência BrasilTrês batalhões de Fortaleza e da região metropolitana estão ocupados

“As pessoas estão nas ruas. Nós circulamos nas ruas”. disse Moro. “Não existem, por exemplo, saques a estabelecimentos comerciais, nem nada disso”.

O estado, que sofre com a paralisação da polícia, registrou aumento das mortes violentas. De quarta-feira, 19, até o último domingo, 23, foram 147 homicídios, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).

As Forças Armadas estão no Ceará até que a paralisação da Polícia Militar seja resolvida. Nesta segunda-feira, o motim da PM chegou ao sétimo dia. Três batalhões de Fortaleza e da região metropolitana continuam ocupados.

Os policiais reivindicam aumento salarial acima do que proposto pelo governo do Ceará.

Balas e retroescavadeira

Na quarta-feira, 19, o senador licenciado e ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PDT), foi baleado no peito durante um protesto de policiais militares de Sobral, municípios que fica a 230 km da capital, Fortaleza. O parlamentar passou por uma cirurgia e foi liberado no domingo, 23.

Crédito: ReproduçãoCid Gomes é baleado em protesto de policiais ao tentar romper barreira

Cid, que está licenciado do Senado, foi para Sobral para participar da mobilização de policiais que estão contra a greve extemporânea de parte da categoria por aumento de salários.

Os disparos ocorreram no momento em que o senador tentava invadir, com uma retroescavadeira, um quartel da Polícia Militar que estava ocupado por manifestantes. Momentos antes, Cid fez um discurso com críticas ao movimento de paralisações deflagrado nas últimas horas pela Polícia Militar do Ceará.

“Eu vim aqui defender a paz e a tranquilidade do povo de Sobral. Ninguém será chantageado, ninguém deixará de trabalhar, de abrir suas portas e caminhar com tranquilidade em Sobral”, disse o senador.

Houve uma negociação salarial dos líderes policiais com o governo de Camilo Santana, porém dois dias depois voltaram atrás exigindo 21% de aumento.

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …