Morre de Covid-19 o vereador que tentou desobrigar o uso de máscara
Thiarles Santos tinha apenas 34 anos e defendia ferozmente as pautas do presidente Jair Bolsonaro
O vereador Thiarles Santos (PSL), de Uberlândia (MG), morreu nesta sexta-feira, 17, aos 34 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele defendia um projeto que desobriga o uso de máscaras de proteção contra a doença. O parlamentar ficou quase um mês internado e a causa da morte foi confirmada pelo UOL.
Thiarles testou positivo para Covid em 16 de agosto. No mesmo dia, escreveu nas redes sociais: “Fim do uso das máscaras. Jamais irei fazer qualquer distinção entre vacinados e não vacinados. Vamos lutar pelo não uso de máscara quando tivermos com 70% de vacinados, ou já tiverem contraído a doença”.
O PL (Projeto de Lei) chegou a ser protocolado na Câmara Municipal em agosto, no entanto, sequer foi discutido nas sessões ordinárias. No texto que justifica a proposta, Thiarles deu explicações – não comprovadas por órgãos científicos – de como a medida poderia beneficiar pessoas que sofrem de problemas respiratórios.
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra a Covid-19
- Descoberta a tecnologia de vacinas contra covid-19 que pode tratar câncer
- É dengue ou covid-19? Veja como diferenciar os sintomas das infecções
“O ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma. Se a máscara for muito apertada, pode desencadear ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto”, afirmou.
Quadro clínica sofreu agravamento
Depois de receber o resultado de positivo para a doença, o vereador falou nas redes sociais que estava se recuperando bem, com tratamento em casa, e que não seria necessário ser hospitalizado. Porém, o quadro clínico dele agravou e precisou ser internado poucos dias depois.
Na última terça-feira, 14, Thiarles apresentou forte instabilidade. Uma traqueostomia para ajudar a situação chegou a ser cogitada, porém foi adiada. Com os pulmões bastante comprometidos, ele não resistiu e morreu na manhã desta sexta-feira, 17.
Vacinação contra Covid-19
Ainda em julho, através das redes sociais, Santos disse que não se cadastraria para a vacinação. O argumento dele era que, pela quantidade de vacinas destinadas a Uberlândia estar abaixo do esperado para a cidade, esperaria mais um pouco para receber algum imunizante contra a Covid-19.
“Mesmo tendo aberto aberto o cadastro para as pessoas da minha idade, 34, irei aguardar toda a população ter acesso a doses da vacina”. Ele testou positivo para COVID-19 em menos de um mês após a publicação.
Manifestações bolsonaristas
Nas últimas semanas, Thiarles apoiou ferozmente as manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 7 de setembro.
Mesmo estando internado, o parlamentar solicitou que sua equipe participasse de uma motociata no dia 31 de agosto, quando Bolsonaro passou por Uberlândia para a celebração dos 133 anos do município.
“O vereador, que se encontra recuperando da covid-19, é um grande apoiador do presidente, com quem compartilha pautas importantes como a defesa da vida, da família, da propriedade privada e da legítima defesa”, diz a legenda de vídeo em seu perfil no Instagram oficial.