Morte de jovem isolada durante menstruação gera debate no Nepal
A adolescente Roshani Tiruwa, de 15 anos, morreu no Nepal após ser obrigada a ficar em uma cabana mal ventilada porque estava menstruada. A polícia do país está investigando o caso, causado por uma antiga tradição hindu que isola as mulheres que estão menstruando ou que acabaram de dar à luz
Segundo informações da BBC Brasil, a jovem morreu sufocada depois de acender uma fogueira para se manter aquecida. Seu corpo foi achado pelo pai dentro da construção feita com pedras e lama, localizada no vilarejo de Gajra, a 440 km da capital Katmandu.
De acordo com a tradição social hindu, conhecida como chhaupadi, as mulheres menstruadas ou que deram à luz recentemente não podem participar de atividades normais familiares por serem vistas como “impuras”. Há uma crença de que as pessoas nessa situação precisam se manter reclusas para evitar que a comunidade sofra com má sorte e eventos adversos.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
A prática determina algumas regras, como, por exemplo, sobre onde a mulher pode dormir, quem ela pode ver, onde pode ir e em quem pode tocar. A alimentação delas também é limitada e são proibidas de beber leite.
Muitas mulheres que ficam isoladas nos barracos acabam desenvolvendo doenças mentais e físicas. O governo nepalês vetou a realização do costume em 2005, mas ele ainda persiste em zonas rurais remotas da parte oriental do país.