Mostra especial de curtas metragens em Direitos Humanos
Utilizar a linguagem audiovisual para a conscientização e esclarecimento sobre os direitos humanos. Esta é uma das propostas da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo (CMDH) que estará presente na próxima edição da 22ª Feira de Artes da Pompéia, neste domingo, 17 com uma Mostra Especial de curtas-metragens do Festival Entretodos, primeiro prêmio em direitos humanos da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que teve edições em 2007 e 2008.
Serão exibidos 10 curtas-metragens que receberam premiações e/ou reconhecimento nas duas edições do Festival Entretodos organizado e promovido pela CMDH. São eles: edição de 2007: “Vida Maria’, de Márcio Ramos; “Uma História Severina”, de Debora Diniz e Eliane Brum; “Kilmayr”, de Márcio Schenatto; “Daqui nóis não arreda pé”, de Jairo Teixeira dos Santos e “Vitória de Darley”, de Renato Rosati; e edição de 2008: “Priara Jõ, Depois do Ovo, a Guerra”, de Komoi Panará; “Solitário Anônimo”, de Debora Diniz, “Menino Aranha”, de Mariana Lacerda; “Café com leite”, de Daniel Ribeiro e “João e o Cão”, de André Marques.
Os curtas serão exibidos em sessões continuas em espaço especialmente montado na já tradicional Feira de Artes da Pompéia, que acontece na zona oeste da cidade há 21 anos, no perímetro formado pelas ruas Tucuna, Padre Chico, Xerentes e Ministro Ferreira Alves. A exibição dos curtas se dará no espaço localizado na rua Xerentes, próxima à esquina com a rua Ministro Ferreira Alves.
- Cineclube ELCV promove exibição gratuita de curtas-metragens andreenses
- Fundo abre financiamento para defensores de Direitos Humanos
- Saiba como participar do Festival de Curtas de Direitos Humanos
- Videoarte Ibero-America é destaque em mostra gratuita no Cinusp
Confira a programação
1) “Vida Maria”
Direção: Márcio Ramos
Duração: 9 min
Captação: Três D
Gênero: Animação.
Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Ao final, o início de um novo ciclo que vai reproduzir o seu passado no futuro de sua filha.
2) “Uma história Severina”
Bloco Temático: O Lugar do Corpo
Direção: Debora Diniz e Eliane Brum
Duração: 14 minCaptação: mini – Dv
Gênero: Documentário.
Sinopse: Severina, mulher pobre que teve a vida alterada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Grávida de quatro meses de um feto sem cérebro, ela estava internada no hospital na mesma tarde em que o tribunal cassou a permissão para interromper a gestação. Era 20 de outubro de 2004 quando ela deixou o hospital com sua barriga e sua tragédia.
3) “Kilmayr”
Direção: Marcio Schenatto
Duração: 10 min
Captação: Mini -DV
Gênero: Documentário
Sinopse: Kilmayr varre as ruas de Caxias do Sul. Fala tão rápido quanto usa sua
vassoura. Kilmayr foge ao estereótipo que se aplica ao indivíduo baseado no trabalho
que exerce. Amor e ironia sobre a profissão de varredor.
4) “Daqui nóis não arreda o pé”
Direção: Jairo Teixeira dos Santos
Duração: 15 min
Captação: Mini Dv
Gênero: Documentário
Sinopse: As irmãs Tonha e Aparecida são o alvo da zombaria da molecada e da ira de alguns moradores de Santana do Jacaré, que querem expulsá-las da cidade.
5) “Vitória de Darley”
Direção: Renato Rosati
Duração: 15 min
Captação: DVCAM
Gênero: Ficção
Sinopse: A rotina de um edifício é abalada quando Darley, um mendigo, resolve se instalar no corredor do local disposto a conviver com os moradores. sem nenhuma pretensão política, o filme aborda questões como intolerância, racismo e dificuldade de convivência social.
6) “Priara Jõ, depois do ovo, a guerra”
Direção: Komoi Panará
Duração: 15 min.
Captação: SVHS
Gênero: documentário
Sinopse: As crianças Panará apresentam seu universo em um dia de brincadeira na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças.
7) “Solitário Anônimo”
Direção: Débora Diniz
Duração: 18 min.
Captação: MiniDV
Gênero: documentário
Sinopse: Um idoso deitado na grama a espera da morte. No bolso, um bilhete anunciava ser de terras distantes. Não havia documentos ou posses. Seu desejo era morrer solitário e anônimo. Esse é o início do documentário que conta a impressionante história de um homem obstinado a planejar e controlar sua morte. É um filme sobre a liberdade, a vida e a morte.
8) “Menino Aranha”
Direção: Mariana Lacerda
Duração: 13 min.
Captação: HD
Gênero: documentário
Sinopse: Uma real lenda urbana contada na Recife do final da década de 1990.
9) “Café com leite”
Direção: Daniel Ribeiro
Duração: 18 min.
Captação: 35 MM
Gênero: documentário
Sinopse: Quando os planos para o futuro mudam, novos laços entre Danilo, Lucas e Marcos são criados. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.
10) “João e o Cão”
Direção: André Marques
Duração: 16 min.
Captação: DV
Gênero: documentário
Sinopse: Nos subúrbios desolados de uma grande cidade, João é um jovem marginal que lida mal com a autoridade, que desconhece que o seu comportamento é apenas uma defesa que advém da fragilidade do seu mundo.