Mostra “Todos Podem Ser Frida” é cancelada no interior de SP

Alvo de protestos, exposição "Todos Podem Ser Frida" foi cancelada em festival literário de Votuporanga (SP)

Idealizada pelo Museu da Diversidade Sexual, em 2014, “Todos Podem Ser Frida” reúne retratos de modelos inspirados na artista plástica mexicana e propõe ao público uma experiência interativa
Créditos: Divulgação
Idealizada pelo Museu da Diversidade Sexual, em 2014, “Todos Podem Ser Frida” reúne retratos de modelos inspirados na artista plástica mexicana e propõe ao público uma experiência interativa

Família, religião e política em detrimento da cultura. Nos último anos, inúmeros episódios colocaram em xeque a liberdade artística sob a justificativa da ética e moralidade.

O mais recente ocorreu neste sábado, 8, no Festival Literário de Votuporanga (SP), a pouco mais 500 km da capital paulista, após o adiamento da exposição “Todos Podem Ser Frida”.

O evento, parte do Festival Literário de Votuporanga, foi alvo de protesto pelos moradores do município quase 93 mil pessoas. Em nota, a prefeitura se manifestou sobre o caso: “famílias, líderes religiosos e vereador solicitaram que as imagens não fossem exibidas durante o evento. Os pedidos consideraram que o Fliv tem as crianças como público alvo e majoritário e que o Museu é um espaço aberto e entrada principal delas ao evento”.

Idealizada pelo Museu da Diversidade Sexual, em 2014, a mostra reúne retratos de modelos inspirados na artista plástica mexicana e propõe ao público uma experiência interativa.

O novo caso de censura acontece um ano depois do fechamento da exposição “Queermuseu”, cancelada em Porto Alegre, acusada de desrespeitar símbolos cristãos e fazer apologia à pedofilia e zoofilia.

Idealizadores lamentam censura 

O episódio foi lamentado pelo Museu da Diversidade Sexual que, pelo Facebook, comentou a decisão e justificou: “uma exposição lúdica e participativa, que se transformou em símbolo dos direitos humanos, principalmente na luta pela equidade entre mulheres e homens […] multiplicidade de imagens que compõem a exposição a partir das fotografias tiradas do público é uma celebração da diversidade humana, incluindo a visibilidade de pessoas com deficiência, diferentes raças e etnias, gêneros e identidades, com a intenção de incentivar uma cultura de paz e respeito pelas diferenças”.

  • As fotos estão disponíveis no site da mostra: www.todospodemserfrida.com