Movimento 90º lança Corredor Verde do Minhocão na Bienal de SP
Primeiro corredor verde do mundo, projeto apresenta museu a céu aberto e ganha lançamento durante a programação da 32ª Bienal de São Paulo no domingo, dia 11 de setembro.
Em mesa redonda com participação do curador da 32º Bienal de São Paulo, Jochen Volz, negócio de impacto sócio-ambiental lança Corredor Verde do Minhocão com parques verticais criados em parceria com artistas contemporâneos. Apresentação tem início às 14h, na Rua da Consolação (altura do Elevado).
Na concepção do Corredor Verde do Minhocão, o Movimento 90º celebra os parques verticais não só como ferramenta de reabilitação urbana, mas também instrumento de democratização de arte contemporânea.
Com objetivo de levar cerca de cinco mil metros quadrados de novas áreas verdes, em parques verticais assinados por artistas como Christopher Page, Daniel Steegmann Mangrané, Paulo Monteiro, Pedro Wirz e Renata de Bonis, o projeto (primeiro do gênero no mundo) propõe um museu a céu aberto e ganha lançamento durante a programação da 32ª Bienal de São Paulo no domingo, dia 11 de setembro.
- Projeto quer unir forças e sonhos para transformar o Minhocão
- O Minhocão (e sua casa) podem ganhar jardins verticais em 2015
Tour pelos parques
O jovem paisagista Guil Blanche, fundador do m.90º, lidera um tour pelo circuito de parques verticais a partir da Rua da Consolação às 14h. Em seguida, a partir das 16h, ainda no Minhocão, apresenta mesa redonda que põe em pauta as diferentes facetas do projeto no desenvolvimento da cidade de São Paulo do ponto de vista cultural e sócio-ambiental.
Entre os participantes: Erika Verzutti, artista plástica brasileira, Guilherme Wisnik, critico de arte e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Jochen Volz, curador da 32ª Bienal, e Mathew Wood, galerista da Mendes Wood DM, curador do Corredor Verde e autor do projeto de paisagismo do Edifício Huds. O encontro acontece sob mediação de Kiki Mazzucchelli, curadora independente, mestre em História da Arte pela Goldsmiths College em Londres. Fecha o evento, às 18h, exibição de estreia do vídeo documentário sobre a criação do Corredor Verde, dirigido por Natacha Oliveira.