Movimento revitaliza praças da Zona Oeste de SP com a ajuda de moradores da região

Promovido por Fundação SOS Mata Atlântica

Sabia que, provavelmente, você mora na Mata Atlântica?

Muitas pessoas quando pensam na Mata Atlântica têm o costume de imaginar algo distante de seu dia a dia, quando na verdade ela está bem pertinho da gente. Cecilia Lotufo e Carolina Tarrio notaram isso e criaram um movimento para recuperar e preservar o pedaço de Mata Atlântica ao redor delas, em algumas praças dos bairros da Lapa e Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

Batizado de Movimento Boa Praça, a iniciativa realiza tanto atividades culturais e recreativas, como também o conserto e a reforma de brinquedos e mobiliário urbano dos locais. “A ideia é que quando a gente saia ela esteja melhor do que quando a gente entrou”, explica Carolina Tarrio.

Cecilia Lotufo uma das criadoras do Movimento Boa Praça

Desde 2008, o Boa Praça já realizou mais de 50 piqueniques, além de ter criado uma horta comunitária na Praça Antônio Resk. “O que a gente pretende hoje é atuar no sentido de transformar não só a praça, mas transformar também o cidadão e a relação dele com o mundo”, diz Cecilia Lotufo.

Tanto carinho e dedicação chamou atenção da Fundação SOS Mata Atlântica, que escolheu o projeto para participar da campanha “Espécies da Mata Atlântica”. A websérie dividida em 5 capítulos apresenta histórias reais de cidadãos que se mobilizam, cada um à sua maneira, em favor da preservação do meio ambiente e da Mata Atlântica, com atitudes que se iniciaram simples e são facilmente replicáveis, e que hoje, já melhoraram a qualidade de vida dos envolvidos.

Além da websérie, a campanha conta ainda com o portal GPS Mata Atlântica, uma vitrine dessas boas iniciativas, para que você as conheça e saiba onde estão as pessoas que contribuem para a preservação da Mata Atlântica. Você está convidado a participar da plataforma publicando fotos, vídeos e textos que relatem suas ações em prol do ambiente em que vive.