MP denuncia ex-prefeito que usou cilindro de oxigênio em chope

O ex-prefeito de Luiziana foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná pelos crimes de peculato e homicídio qualificado

Por: Jonas Carvalho
O ex-prefeito utilizando o cilindro de oxigênio

José Claudio Pol, prefeito de Luiziana (PR) entre 2009 e 2012, foi denunciado hoje pela 5ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão pelos crimes de peculato e homicídio qualificado por dolo eventual após utilizar um cilindro de oxigênio em um barril de chope.

A apuração do MP-PR mostrou que José Claudio mandou tirar de um posto de saúde o único cilindro de oxigênio que poderia ser usado em ambulância e utilizá-lo para bombear chope durante uma festa de Réveillon em sua casa.

Uma mulher foi levada à unidade de saúde na madrugada com fortes dores no peito e dificuldade para respirar e, durante o atendimento, precisou ser transferida. O equipamento a auxiliaria no trajeto, mas por estar na casa do então prefeito, não pode ser usado.

A viagem aconteceu sem oxigenação e a mulher faleceu no dia seguinte.

“Em decorrência da subtração do equipamento de urgência e emergência para simples uso recreativo dos denunciados, o que caracteriza motivo fútil, os denunciados voluntariamente fragilizaram os atendimentos públicos de urgência e emergência do Município e privaram de suplementação de oxigênio a paciente, cujo transporte em ambulância para atendimento hospitalar em Campo Mourão teve de ser realizado sem esse atendimento, e isso comprovadamente colaborou para o prejuízo à sua saúde e posteriormente sua morte, conforme atestado pela análise técnica”, diz a denúncia.

Duas pessoas que retiraram o cilindro e o transportaram para a casa do ex-prefeito também foram denunciadas. Os responsáveis devem ser julgados pelos crimes de peculato (desvio de patrimônio público para uso particular) e homicídio qualificado com dolo eventual (quando se assume o risco de produzir o resultado morte), segundo o MP-PR.

  • Leia também: