Mulher compra terrenos para plantar árvores e criar santuário ecológico

21/04/2014 12:22 / Atualizado em 06/05/2020 16:02

 
 

 
 

 
 

A WWF decidiu plantar 100 mil árvores na região de Joanópolis, localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, fronteira com Minas Gerais.
Por trás desse plantio, existe a história de uma mulher, Libertad Sanchez, hoje com 65 anos, que se dedica há 20 anos a criar um santuário ecológico voltado ao bem estar e ao culto à natureza. O projeto, batizado de Ponto de Luz, um spa holístico, acabou atraindo o interesse da WWF para a região, que vai replantar as mudas em áreas devastadas pelo pasto.
Quando Libertad adquiriu as terras, abandonando a vida segura de empresária, muitos terrenos já vinham sendo desmatados para criação de gado. Além de comprar terrenos apenas para replantar árvores, Libertad recuperou minas de água e convenceu moradores da região a não jogarem esgoto e lixo nos rios, ensinando-os técnicas de reciclagem e uso sustentável de fossas. A sujeira jogada nas águas comprometia as cachoeiras, hoje totalmente recuperadas. Com o tempo, voltariam os macacos, esquilos e tucanos. “Meu sonho era e é criar um espaço em que as pessoas pudessem se conhecer melhor e ter uma vida mais saudável”, diz Libertad.

 
 

Libertad Sanchez

O projeto estimulou a produção local de queijos, verduras e legumes, doces e pães para atender às pessoas que fossem ao Ponto de Luz, muitas delas interessadas em caminhadas e meditação, onde atualmente a alimentação é 100% natural. Foram criadas áreas de cultivo de flores, especialmente rosas.
Libetad até tentou comprar mais terras para, com o próprio bolsos, fazer o reflorestamento, mas esbarrou na especulação imobiliária.