Mulher dá à luz na rua no Rio de Janeiro após ambulância atrasar
Veículo do Cegonha Carioca chegou apenas três horas após o pedido, e Dhassyla Pinheiro Silva teve que ver sua filha nascer na rua
Nesta quinta-feira, 10, uma mulher deu à luz no meio da rua, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações do G1, Dhassyla Pinheiro Silva começou a sentir contrações e chegou a chamar uma ambulância do Cegonha Carioca, da Prefeitura do Rio. Após longa espera de três horas, o resultado foi: a bebê, Merlin, chegou antes que a ambulância.
Funcionários do programa do municipal contaram ao G1 que estão sem receber salário. Logo eles, que deveriam auxiliar as mulher grávidas do pré-natal ao parto. Um dos funcionários relatou que dois dos 12 veículos ficaram parados na semana passada por falta de combustível, e ainda dizem que as outras ambulâncias rodam sempre no limite da gasolina.
Do desespero à negligência
Dhassyla começou a sentir dores e contrações na quarta-feira, 9, e procurou a Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, mas acabou liberada pelos médicos.
No início da manhã de quinta-feira, por volta de 5h, as dores voltaram, e o marido da gestante resolveu acionar a ambulância do Programa Cegonha Carioca. Às 8h, o veículo ainda não havia chegado.
Ao perceber que a bebê estava nascendo, o marido pediu ajuda ainda na rua. Os irmãos Fernando Vincler dos Santos e Jean Carlos dos Santos se prontificaram a acudi-la. Após o parto na rua, a ambulância chegou, e Dhassyla foi levada para a Leila Diniz.
Merlin nasceu com 2,540 kg e 48 cm. Mãe e filha passam bem.
Leia mais sobre o caso no site do G1.