Mulher é vítima de racismo em primeiro encontro

'Você não disse que era preta', disse homem

Por: Redação | Comunicar erro

Rosa Miranda relatou um episódio de racismo que sofreu após marcar um encontro com um homem com quem já conversava pela internet.

Segundo a cineasta, o rapaz se mostrava desconfortável durante todo o tempo em que estavam juntos, e quando foi se despedir dele, descobriu que o motivo do incômodo era a cor de sua pele: “Você não disse que era preta. Não sou racista, mas pela mentira não vou ficar com você”, disse o homem.

mulheres negras
Crédito: Reprodução/iStock/Bill OxfordSegundo IBGE, mais da metade das negras não vive em união conjugal

De acordo com o jornal “O Globo”, Rosa faz parte de uma estatística lamentável envolvendo mulheres negras: elas convivem com a rejeição criada por uma combinação de racismo estrutural e machismo.

Segundo o último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2010, mais da metade das negras não vive em união conjugal.

“Isso vem desde a infância. Na pracinha, a criança negra fica afastada porque as outras não brincam com ela. É uma exclusão que continua na vida adulta: às vezes, queremos uma amiga para conversar, mas não somos facilmente aceitas no grupo. Em muitos espaços nos sentimos sozinhas mesmo sendo maioria. E, quando abordamos o assunto, tem gente que tenta relativizar, o que gera ainda mais afastamento”, explicou Rosa.

A objetificação dos corpos das mulheres negras também é outro fator que ajuda a explicar a solidão.

“A negra mais aceita é a de pele mais clara, quase branca, dentro do padrão do estereótipo da mulata. Mas, como diz a poeta Elisa Lucinda, essa não é para casar, é para comer. Não somos o par ideal, e isso nos machuca ao longo da vida”, completou Luciana Fernanda Luz, feminista negra e mestranda em Comunicação.

Confira a matéria completa na íntegra aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …