Mulher leva ‘mata-leão’ de PM após briga no interior da BA
A mulher ainda foi arrasta pelo chão; saiba como denunciar violência policial
Uma mulher foi agredida por um policial militar após uma briga durante uma festa no Parque de Exposições de Riachão do Jacuípe (BA) na noite da última segunda-feira, 7. Nas imagens, é possível ver o PM dando um “mata-leão” na vítima.
O vídeo mostra ainda que o PM coloca o joelho nas costas da mulher quando ela já está no chão para imobilizá-la. Em seguida, ela é arrastada pelo policial e um outro agente. As informações são do G1.
Em nota, a Polícia Militar da Bahia disse ter tomado conhecimento das imagens e que o comando da 90ª CIPM vai abrir um inquérito para apurar a conduta dos policiais que atenderam a ocorrência.
A PM afirmou que não compactua nenhuma prática violenta e que atua sempre em respeito aos direitos humanos. A corporação ressaltou que todas as denúncias serão “sempre rigorosamente apuradas”.
Foi vítima de violência policial? Saiba como denunciar
Destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial. Além da agressão física, configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação. Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:
Disque 100
Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.
Ouvidoria de PM
Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.
Em São Paulo, por exemplo, a denúncia pode ser feita até online.
Corregedoria das polícias Civil e Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.
Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.
DefeZap
Desenvolvido em 2016 pelas organização Nossas, a plataforma tem como objetivo dar visibilidade à questão da segurança pública e defesa dos direitos humanos.
A plataforma recebe denúncias de violência policial, realiza apurações preliminares e encaminha casos aos órgãos competentes. Conheça a plataforma.