Mulheres MCs contam as próprias histórias em websérie
Projeto “Mulheres de Palavra”, idealizado por pesquisadoras negras, entrevistou 10 representantes da cultura hip-hop
Estreia na próxima segunda-feira (5) a websérie no Youtube “Mulheres de Palavra: Um Retrato das Mulheres do Rap de São Paulo”. Com 10 episódios, o material audiovisual pensando por pesquisadoras negras reconta a história do hip-hop através das mulheres, com entrevistas com MCs (mestres de cerimônia) e Djs. O primeiro episódio traz a MC Dory de Oliveira.
A ideia surgiu da doutoranda em urbanismo Renata Allucci, da designer e pesquisadora de políticas públicas Fernanda Allucci e da bibliotecária e empresária da Livraria Africanidades, Ketty Valencio. Juntas, elas escolheram 10 mulheres rappers de São Paulo e apresentaram o ritmo e a poesia através destas MCs, questionando o universo que é predominantemente masculino por meio dos episódios da série.
O projeto começou em março de 2016, com uma publicação impressa de mesmo nome e conta com o apoio do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado de Cultura e com o registro audiovisual de Ricardo Dutra e Samuel Malbon. A edição/montagem é realizada por Avelino Regicida (Do Morro Produções)
- Confira a programação cultural de Diadema em abril
- Abertura da ‘Kizomba, a Festa da Raça’ em Diadema acontece nesta sexta
- Rapper Rincón Sapiência está no projeto ABC Beat do Sesc Santo André
- Oficina vai contar histórias de mulheres que lutam contra racismo
De acordo com Ketty Valencio, o conteúdo do projeto – tanto do impresso quanto da websérie – ajudam no combate ao machismo. “O projeto é sobre as mulheres serem o que elas quiserem, e para os homens naturalizarem que ser mulher não é significado de inferiorização”, destacou.
Serviço – Mais sobre o projeto pode ser acessado no link: http://mulheresdepalavra.com.br/ ou pelo canal no Youtube: https://goo.gl/93byN8