Mulheres poderão ocupar cargos de oficiais da Marinha
Com informações do Senado Notícias
Nesta terça-feira, dia 12, o Plenário aprovou um projeto de lei da Câmara (PLC 147/2017) que autoriza as mulheres a ocuparem todos os cargos de oficiais da Marinha. Agora, o texto segue para sanção.
De acordo com informações do Senado Notícias, as profissionais poderão ser admitidas nas atividades operativas da Marinha, integrando o corpo da Armada e o de Fuzileiros Navais, que até então eram restritos apenas aos homens.
Hoje, a Marinha é a única das Forças Armadas que tem uma mulher oficial general. O terceiro posto mais importante da Marinha é ocupado pela contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, que tem patente equivalente à de general de brigada no Exército e de brigadeiro na Aeronáutica. No entanto, pelas regras vigentes, ela só pôde ascender na carreira por ser médica e já fazer parte do corpo de saúde da instituição.
- Melhor texto sobre Governo Bolsonaro saiu num site estrangeiro
- ONU: Brasil é um dos países com menos mulheres em ministérios
- Por mulheres na política, jogos buscam empoderamento feminino
A Marinha quer se tornar a primeira força a retirar qualquer restrição à admissão e promoção de mulheres em seus quadros, por isso elaborou o PL 8.536/17, enviado ao Congresso em setembro deste ano.
- Leia mais: