Mulheres que fizeram história viram princesas da Disney
Uma das principais bandeiras de quem luta por igualdade entre mulheres e homens é o questionamento sobre os estereótipos de gênero, que muitas vezes fazem com que se espere que a mulher seja sempre delicada e amorosa, e o homem sempre ousado e corajoso.
Prova disso é a recente polêmica da marca Target, que desenvolveu uma boneca Merida, protagonista do filme “Valente”, sem suas marcas características, especialmente seus cachos cheios de vida e personalidade. O fato mostra como às vezes o padrão de princesa Disney engessa traços específicos das mulheres.
É um ponto sobre o qual o artista David Trumble se debruçou, quando resolveu criar uma série de ilustrações de mulheres importantes para a história em traço de princesas da Disney.
- Na Índia, pais rejeitam filha após receber sangue de mulher trans
- Disney lança campanha para empoderar novas princesas
- Em série de artista, princesas da Disney ganham namoradas
- Megan Fox é alvo de julgamento ao mostrar o filho vestido de Elsa
Nos desenhos, vemos Malala cheia de delicadeza, uma Anne Frank que lembra a Branca de Neve e a Hillary Clinton interagindo com um pequeno pássaro.
Ao portal Women You Should Know, o artista disse que, em se tratando de figuras que são modelos para as crianças, não há fórmula certa, e o maior acerto de criar uma personagem como Merida é mostrar uma princesa de perfil alternativo.
Ele falou, ainda: “A ficção é a lente pela qual as crianças pequenas percebem os exemplos pela primeira vez, então temos responsabilidade de oferecer uma gama diversa e eclética de arquétipos femininos. Minha intenção, então, foi demonstrar como é ridículo pintar heroínas de um gênero todo com um traço superficial”.
Leia mais