Mullher mexicana faz aniversário de 127 anos e mantém posto de pessoa mais velha do mundo

Leandra Becerra Lumbreras afirma ter nascido em 31 de agosto, mas sua certidão de nascimento está perdida há 40 anos

Neste dia 31 de agosto, a mexicana Leandra Becerra Lumbreras sopra velinhas pela 127ª vez. Evidentemente, uma vida tão longa é recheada de memórias e histórias para contar. Mas são os números que mais impressionam. A senhora Lumbreras é mão de cinco filhos, avó de 20 – muitos deles já falecidos -, possuí 73 bisnetos e 55 tataranetos.

Lumbreras ainda permanece lúcida, apesar da longevidade

Nascida em 1887 na região metropolitana de Guadalajara, ela tinha 27 anos quando a Primeira Guerra Mundial começou, e 83 quando o Brasil sagrou-se tricampeão na Copa do Mundo disputada em seu país.

Sua participação na história mexicana também é relevante, especificamente na Revolução Mexicana (1910-1917). Lumbreras era líder das “Adelitas”, como eram conhecidas as mulheres que acompanhavam seus companheiros nos campos de batalha.

Por pouco sua marca não passou despercebida. Lumbreras perdeu sua certidão de nascimento há 40 anos, quando mudou-se de casa. Agora as autoridades mexicanas estão tentando fornecer uma nova certidão.

Fórmula

Apesar de estar surda e sofrer de catarata, ela ainda está lúcida e não possuí nenhuma enfermidade mais grave, conta sua neta Miriam Alvear, 43.

A senhora Lumbreras, que ainda diverte seus familiares com histórias do passado, revela o segredo para sua longevidade: boa alimentação, dormir por dias a fio e nunca ter se casado. Segundo sua neta, ela come muito para uma senhora da sua idade, inclusive chocolate e doces.

Oficialmente, no entanto, a marca de pessoa mais velha do mundo pertence à japonesa Misao Okawa, 116 anos. Segundo o livro dos recordes Guineess, a senhora Osaka é a pessoa mais velha viva e documentada.

Com informações do jornal inglês Daily Mail