Museu Olímpico ensina visitantes a falarem ‘gostosa’ e ‘bundão’

Uma exposição no Museu Olímpico de Lousanne, na Suíça, causou um estranhamento entre o público – especialmente os brasileiros.

Por causa dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, a exibição tem como objetivo apresentar a cultura brasileira aos turistas. Dentre diversas instalações, uma delas informava o visitante sobre palavras ou expressões cariocas.

Ambos os termos evidenciam como a impressão que os estrangeiros tem do Brasil é estereotipada
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Ambos os termos evidenciam como a impressão que os estrangeiros tem do Brasil é estereotipada

No total, são dez termos ensinados como, por exemplo, ‘Copacabana’ e ‘muvuca’. No entanto, outros dois foram motivos de mau estar para o COI (Comitê Olímpico Internacional) e a direção do museu. As palavras ‘bundão’ e ‘gostosa’ foram consideradas importantes para se aprender ao viajar para o Rio de Janeiro.

De acordo com a exposição, ‘bundão’ significa que alguém é medroso e, também, se refere a uma bunda grande. Já ‘gostosa’ quer dizer deliciosa e é utilizada para caracterizar a beleza feminina ou masculina (nesse caso, gostoso).

Ambos os termos evidenciam como a impressão que os estrangeiros tem do Brasil é estereotipada. Além disso, são palavras que reproduzem o machismo e, portanto, não se encaixam com o atual momento de luta feminina.

A área de relações públicas do museu afirmou que não sabia o real significado das palavras e que iria informar os responsáveis. Já o COI não se manifestou.