Música, literatura e outras culturas

A Biblioteca Alceu Amoroso Lima realiza sequência de detabes seguidos de shows

A possibilidade de conhecer outras culturas através de música e literatura, sem gastar com longas viagens, está mais próxima do que se imagina. O projeto “Debate & Música”, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, traz escritores, jornalistas e outros profissionais para falarem a respeito de manifestações culturais que vão desde o samba até a poesia africana. Os econtros acontecem sempre às 19h30.

Para não perder os eventos, confira a programação deste mês:

3/6

Mulheres & Samba

Debate entre a escritora, pintora e coreógrafa Raquel Trindade, a embaixatriz do samba de São Paulo Maria Helena e Claudia Adão, porta-bandeira da Escola de Samba Camisa Verde e Branco. Em seguida, show com a cantora Adriana Moreira.

4/6

África e Diáspora Africana nas Américas

A mestre em literatura Cristiane Santana fala sobre a poeta angolana Ana Paula Tavares; Ianá Souza, mestranda em Literaturas Africanas pela USP, comenta sobre Pauline Chiziane, romancista moçambicana; e Luana Antunes, mestre em Literaturas Africanas, aborda as obras da romancista guadalupenha Marise Conde.

Na sequência, show “Me Gritarón Negra”, com a cantora Danielle Almeida e a dançarina Luciane Ramos.

10/6

América Latina

Neste encontro, Sonia Regina Bischain, jornalista e fotógrafa, fala sobre Laura Esquivel, romancista mexicana; Carolina Teixeira, artista plástica, poeta e coautora de “Roube-me, por Favor’’, comenta sobre a poesia da nicaraguense Gioconda Belli; e a argentina Lucía Tennina, professora de Literatura Brasileira, fala sobre a ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú.

Na sequência, apresentação de Amandy Lobo González, poeta, atriz e dramaturga paraguaia.

11/6

Negras brasileiras contemporâneas

Evani Tavares, atriz e escritora, fala sobre a romancista Conceição Evaristo; a artista plástica e educadora Renata Felinto, discute sobre a poeta Maria Tereza; e a professora Flavia Rios fala sobre a contista e cronista Cidinha da Silva.

Em seguida, apresentação da Cia. Capulanas, baseada em textos da escritora cubana Tereza Cárdenas.

Por Redação