Na Alemanha nazista, criança judia ganhava concurso “bebê ariano ideal”

Há 79 anos, professora Hessy Taft estampava capa da revista nazista "Sonne ins Haus"

“Bebê ariano ideal” foi o nome de um concurso realizado pelo partido nazista alemão, em 1935, para escolher o rosto que melhor definia a “superioridade” do Terceiro Reich e seus seguidores. Irônico não seria se a criança vencedora da disputa não fosse judia, como afirma a própria ganhadora, Hessy Taft, hoje com 80 anos, em entrevista ao jornal alemão Bild.

Com seis meses de idade, a foto foi registrada antes da 2ª Guerra Mundial pelo fotógrafo Hans Ballin em Berlim. Anos depois, para a surpresa de todos,  foto ganhou a capa da revista nazista “Sonne ins Haus” e virou símbolo do orgulho nacionalista da época.

Hessy Taft, hoje, aos 80 anos.

Assustada, a mãe da pequena Hessy foi ao estúdio do fotografo para entender a razão do inusitado episódio. Ao chegar lá, teve outra surpresa quando descobriu que Ballin mandara a fotografia como forma de ridicularizar o regime nazista.

Após a divulgação da foto, a família de Hessy manteve a menina escondida, por razões de segurança, receando o reconhecimento da sua identidade. Não era pra menos: além da revista, a pequena passou a estampar também cartões postais da propaganda nazista por toda Alemanha.