Na Itália, escola vegana oferece cardápio com frutas e verduras biológicas

Inaugurada há alguns meses em Milão, escola Naturà ainda enfrenta desconfiança de pais e mães

Por: Redação | Comunicar erro

Com o slogan “Amamos e respeitamos todos os animais e, por isso mesmo só usamos alimentos vegan”, a escola Naturà de Milão, na Itália, se tornou o primeiro jardim de infância do país a oferecer um cardápio vegano com frutas e verduras biológicas.

Inaugurada há poucos meses, a escola ainda divide opiniões de muitos pais:”Até o momento, a Naturà possui somente cinco alunos”, revela Federica Ferrobianchi, uma das proprietárias e também professora da instituição. Apesar da resistência, Federica lembra que, na cidade de Bolonha, algumas escolas já adotaram um menu vegetariano, inclusive, com receitas veganas.

Reprodução
A exemplo de escolas vegetarianas que já existem no país, a Naturà aposta em uma alimentação equilibrada e saudável para os pequenos

Prefeitura de São Paulo regulamenta lei que torna obrigatório alimentos orgânicos nas escolas

Na última terça-feira, 5, foi regularizada a Lei Municipal nº 16.140, de março de 2015, que obriga a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica para a rede municipal de ensino paulistana.

A iniciativa é resultado do trabalho colaborativo da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), ao lado do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e da sociedade civil organizada.

No anúncio da regularização da nova lei, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, salientou a importância de uma alimentação equilibrada e saudável na merenda, além de fomentar a agricultura familiar de pequenos produtores rurais. “A merenda escolar alimenta milhões de brasileiros. Um quarto da população é alimentada nas nossas escolas, noventa por cento dela nas escolas públicas. Nós percebemos um enorme potencial de mudar o campo e a cidade conectando a merenda com a agricultura familiar”, disse o prefeito Haddad.

A nova lei reforça o trabalho da prefeitura paulistana na adoção de medidas que visam melhor qualidade da alimentação escolar.  Entre os alimentos orgânicos, ou de produtores com menos uso de agrotóxicos, que a prefeitura já vem adquirindo estão sucos de uva e de laranja integrais, arroz orgânico, feijão carioca, arroz parboilizado, carne suína, bananas nanica e prata.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …