Não é Não! lança campanha contra o assédio no Carnaval 2019
Neste ano a expectativa é que a distribuição de tatuagens contra o assédio sexual chegue a nove estados no Brasil
O Coletivo Não é Não! lança sua segunda campanha de arrecadação online para a confecção de tatuagens temporárias contra o assédio sexual no Carnaval. As tattoos serão distribuídas gratuitamente às mulheres em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Pará, Goiás, Distrito Federal e Paraná. Tanto nos blocos e nos desfiles, quanto nas praias do país.
A ideia é transformar o corpo feminino em uma vitrine contra esse crime e a falsa impressão de que na folia “tudo é liberado”. Na verdade, “não”, só é liberado se a mulher quiser e permitir e as tatuagens viraram uma ferramenta para isso.
A campanha foi criada em 2017 por um grupo de amigas em resposta a uma situação de abuso que uma delas havia vivenciado durante a folia no Rio de Janeiro. Foi a partir daí que elas resolveram criar e distribuir as tattoos. De lá para cá, a ação só cresceu e abraçou outros estados no Brasil, tendo se tornado parceira da campanha #CarnavalSemAssédio, coordenada pela Catraca Livre.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Neste ano, a mobilização deve impactar nove deles e o valor arrecadado já superou R$69 mil – três vezes mais do que a quantia do último ano. A iniciativa conta com o apoio de 117 blocos, 58 marcas, 3 escolas de samba e 11 casas. Até o momento, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Minas Gerais bateram a meta. Outros estados ainda aguardam colaborações. Para ajudar, basta acessar benfeitoria.com/canal/naoenao e fazer a sua doação.