Não tem espaço para ter um bicho? “Adote” e uma ONG cuida por você
Mais de mil cachorros e gatos são mantidos em abrigos pela associação "Vira-lata é Dez". Você pode colaborar sendo padrinho de um deles
Quem tem um cão, um gato ou qualquer outro animal em casa sabe o quanto essa experiência é transformadora e gratificante. Mas a falta de tempo ou até mesmo de espaço faz com que muitas pessoas tenham um só companheirinho ao lado. Na associação Vira-lata é Dez você pode apadrinhar um animal mesmo se não puder levá-lo pra casa. São quase 900 cachorros e 400 gatos esperando por ajuda. Aqui você encontra informações sobre como ajudar. Se preferir envie um email para [email protected].
Criada em 2003, a associação cuida e resgata animais que foram encontrados nas ruas. Eles estão distribuídos em quatro abrigos diferentes, todos no interior de São Paulo. “Muitos desses animais têm características que dificultam a doação”, conta a corretora imobiliária Ana Tancredi, responsável pela iniciativa. Ela explica que a maior dificuldade é conseguir adotar os bichinhos com problema físico ou idade avançada, por isso a ideia do apadrinhamento.
O custo fixo para cuidar de mais de mil animais é de quase 90 mil reais por mês. “O dinheiro arrecadado pelos padrinhos e madrinhas vão para todos os animais”, comenta. Mensalmente, a associação divulga para os doadores o jornal “Cãosciente”, para explicar o que está sendo feito com o dinheiro e mostrar as fotos dos bichinhos.
- Ribeirão Pires terá Natal Mágico com desfile, shows e decoração especial
- Conheça as novas regras para transporte de pets em avião
- Dia Mundial da Saúde Mental: estudo de Harvard indica o que reduz o risco de depressão
- Convívio com pets pode melhorar a saúde mental, diz ciência
Diga não ao abandono
O final do ano chegou e, de acordo com Ana, essa é a pior época do ano para os animais. “Muita gente adota por impulso ou por querer dar um animal de presente. Chega o período de festas, a família viaja e acaba abandonando o animal. Depois vai lá e quer adotar outro.” Ela conta que a imprudência costuma se repetir na Páscoa, quando pessoas adotam coelhos e depois do feriado os largam nas ruas. “As pessoas precisam ser mais conscientes. Elas devem lembrar que os animais envelhecem, adoecem e que isso faz parte.”
A associação, para evitar que isso aconteça, não abre sua feira permanente de doação nas últimas semanas de dezembro. A feira acontece em um pet shop em São Paulo, na zona oeste da cidade.
Tem jornal velho em casa? Doe para a associação
Além da contribuição em dinheiro para ajudar a manter a Vira-lata é Dez, você também pode colaborar com a causa doando jornais, roupas para os animais, brinquedinhos e até eletrodomésticos usados como geladeira e fogão. Para saber mais, entre em contato no [email protected]
Veja abaixo imagens de alguns cães e gatos que foram doados pela associação.