‘Nasça branca da próxima vez’
Visualizado mais de 2 milhões de vezes em menos de 24 horas de publicação, um vídeo publicado no Facebook mostra as imagens de uma mulher agredindo verbalmente outra, que se supõe que seja negra – uma vez que a ofendida não aparece no vídeo e a agressora se refere a ela como “mulata”. Veja o vídeo.
“Não tenho culpa de você se sentir agredida por ser mulata, amor. Você é uma complexada. Nasça branca. Você nasceu mulata. Fazer o que?”, afirmou a mulher no vídeo. Em outro momento, a mulher segue com as ofensas: “Você é uma complexada, por ter cabelo duro”.
- Como apostar no Campeonato Paulista 2025: Guia completo
- Como prevenir e diagnosticar o câncer colorretal a tempo
- Aston Villa x West Ham: Aproveite a odd 6.00 para Paquetá marcar
- De tempero a remédio: saiba o que faz da sálvia uma planta medicinal
De acordo com a descrições das imagens, elas teriam sido gravadas na praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Entre os comentários, usuários da rede social se manifestaram com pesar e incentivaram a denúncia contra a mulher.
A mulher que aparece no vídeo foi identificada como Sonia Rebello Fernandez, uma pedagoga de 54 anos. Ela foi encaminhada por policiais militares para a 16ª DP, na Barra da Tijuca e presa em flagrante. A pedagoga foi indiciada por injúria racial, com pena prevista de reclusão de um a três anos e multa. Após pagar fiança de R$ 500, a acusada foi solta e responderá em liberdade.
Nos comentários do próprio vídeo, as pessoas mostraram sua indignação: