Nascente do rio São Francisco seca em Minas Gerais

24/09/2014 10:38 / Atualizado em 04/05/2020 14:58

Acontecimento carregado de simbolismo foi detectado por funcionários do Parque Nacional da Serra da Canastra.
Acontecimento carregado de simbolismo foi detectado por funcionários do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, a nascente do rio São Francisco está seca. O acontecimento inédito ocorreu devido a sucessão de secas que atingem a região a pelo menos três anos, segundo o chefe do parque, Luiz Arthur Castanheira.

Em entrevista ao site UOL, Castanheira disse que o fato possui carga simbólica, mas não significa, necessariamente, que o curso do rio será interrompido mais adiante. O São Francisco possui outros rios e riachos que o alimentam. O problema maior é a seca. Sem a atividade de uma nascente, o rio fica com pouca água até o desaguar de outro rio.

O Velho Chico, como é carinhosamente chamado, tem 2.700 quilômetros de extensão e atravessa seis Estados e o Distrito Federal. Nasce a cerca de 1.200 metros de altitude, em um dos pontos mais altos do parque, que tem 200 mil hectares de área.

O parque tem 200 mil hectares de área e preserva diferentes monumentos naturais além das nascentes do São Francisco. Serve como divisor natural de águas das bacias dos rios São Francisco e Paraná.

Via UOL.