Nomeação de Moreira Franco é suspensa por juiz de Brasília

Liminar, assinada por juiz federal na tarde desta quarta-feira, 8, teve ação movida por estudantes da Universidade de Brasília

A nomeação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Wellington Moreira Franco, acaba de ser suspensa por liminar assinada pelo juiz Eduardo Rocha Penteado, na tarde desta quarta-feira, 8. A ação foi movida por estudantes da Universidade de Brasília.

No texto, o magistrado declarou:“É dos autos que Wellington Moreira Franco foi mencionado, com conteúdo comprometedor, na delação da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. É dos autos, também, que a sua nomeação como Ministro de Estado ocorreu apenas três dias após a homologação das delações, o que implicará na mudança de foro. Sendo assim, indícios análogos aos que justificaram o afastamento determinado no Mandado de Segurança nº 34.070/DF se fazem presentes no caso concreto.”

Envolvido nas delações da Oderbrechet, Moreira Franco foi citado na delação premiada do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Ele é acusado de receber dinheiro para defender os interesses da empreiteira. Moreira nega as acusações. Se voltar a ser nomeado, os processos contra Moreira Franco saem das mãos do juiz Sérgio Moro, e seriam julgados Supremo Tribunal Federal (STF).