Noruega vai investir US$ 1 bi em estradas para bicicletas
Como parte de um projeto ambicioso para reduzir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, a Noruega, 15º maior produtor de petróleo do mundo, pretende investir quase um bilhão para construção de estradas para bikes.
Serão ciclo-estradas que ligarão áreas suburbanas e o interior às cidades grandes a fim de garantir que, até 2030, 20% dos deslocamentos seja feito de bicicletas, sendo que hoje, este número é de apenas 5%.
A iniciativa faria possível a bike como principal meio de locomoção, inclusive para longos trajetos.
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Além da construção das ciclo-estradas o plano é desestimular o uso de automóveis, construir ferrovias e outras alternativas de transporte e investir em tecnologias que reduzam emissão de gases de efeito estufa nos automóveis e veículos.
O objetivo é que, novamente, até 2030, 50% dos caminhões e 70% dos automóveis emitam o mínimo possível de gases nocivos. Países como Dinamarca e Suécia, vizinhos da Noruega, contam com números entre 12 e 17% de viagens feitas de bicicletas diariamente.
O governo Norueguês tem investido nos carros elétricos e, recentemente, proibiu a circulação de veículos no centro de Oslo. Abaixo você pode conferir as cidades que farão parte do projeto e que se ligarão pelas ciclo-estradas:
Oslo: E6 Bryn- Lillestrøm Akershus og Rv163 Grense – Økern.
Bergen: E39 Rådal – sentrum Bergen.
Trondheim: E6 og Tiller Heimdal – Rotvoll.
Norte-Jæren: E39 Stavanger – Sandnes.
Nedre Glomma: Grålum – Kalnes.
Drammen: E134 Gulskogen – Mjøndalen.
Grenland: Rv36 Vabakken – Gråtenmoen.
Kristiansand: E18 Vollevann – gate Oddemarka-Tordenskjolds.
Tromsø: E8 Solligården – Tromsgården – Tomasjord.
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