Nova lei representa ameaça para o futuro das árvores em SP

A política da cidade em relação aos cuidados e preservação das árvores tem se mostrado pouco efetiva

Em parceria com ANDA
30/01/2020 15:23

As árvores podem se tornar raras na capital paulista
As árvores podem se tornar raras na capital paulista - Pixabay

Já na década de 1920, o poeta Mário de Andrade criticava o ar sombrio da cidade de São Paulo em seu clássico Paulicéia Desvairada (1922): “Sorri uma garoa cor de cinza / Muito triste, como um tristemente longo”. Versos que já denunciavam uma época em que São Paulo tornava-se mais urbana e menos verde. O que, há cerca de 100 anos, era temor para o escritor modernista, hoje encontra-se cada vez mais próximo de uma realidade onde árvores podem se tornar raras em uma das principais metrópoles da América Latina.

O triste cenário descrito pelo escritor encontra forma na atualidade. Na quarta-feira, 15, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou uma nova lei municipal que autoriza a poda particular de árvores em toda a capital paulista. Isto significa que os moradores da cidade agora têm carta branca para contratar empresas terceirizadas para realizar a poda ou derrubada de árvores em imóveis particulares e calçadas, serviço que anteriormente só podia ser realizado pela prefeitura.

Esta liberação abre espaço para a derrubada de árvores sem controle ambiental adequado e exime o município do manejo ético e fundamental de árvores doentes e em situação de risco que precisam ser acompanhadas por técnicos capacitados. É importante destacar que árvores não são bens privados, mas sim patrimônios tutelados pelo poder público.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).